O que é uma declaração de importação de remessa em processamento?
Aprenda sobre o que é e como funciona uma declaração de importação de remessa em processamento, e descubra o porque ela é tão importante para você importar mercadorias.
O processo de importação em nosso país pode ser considerado demasiadamente burocrático, já que são necessários emitir diversos documentos para realizar tais procedimentos, e um desses documentos, do qual é muito importante ter o conhecimento é a declaração de importação de remessa em processamento.
No entanto, muitos ainda desconhecem sobre essa declaração e até não sabem como emiti-la. Sabendo disso, no post de hoje, mostraremos para você tudo o que você precisa saber para entender sobre e emitir uma declaração de importação de remessa.
O que é a DI?
A DI, ou simplesmente declaração de importação é um documento em que aglomera todas as informações que são necessárias para fazer a importação de produtos para o país, formalizando esse processo. Além disso, ela pode servir também para o despacho aduaneiro de importação.
Nessas declarações estão presentes as informações dos produtos a serem importados, do exportador e do importador que participará do processo, e também estão presentes as informações do fabricante e as classificações fiscais do produto, dentre outras informações necessárias.
Como fazer a emissão da declaração de importação?
A emissão da declaração de importação é feita através do órgão regulamentador de Comércio Exterior, o Siscomex, também conhecido como sistema integrado de comércio exterior.
Além de estar presentes todas as informações necessárias citadas acima, o importador também deverá fornecer as informações sobre as taxas do sistema integrado de comércio exterior e os tributos que serão pagos com esse procedimento.
Após o fornecimento de todas as informações corretamente, o órgão regulamentador registrará a declaração de importação e emitirá um número para o documento, em que estabelece uma ordem sequencial, anual e nacional.
Para o caso de alguma das informações fornecidas estiverem incorretas, o sistema em que estiver fazendo a declaração emitirá um alerta e pedirá a correção das mesmas.
Por que fazer a DI?
A declaração de importação de remessa em processamento é um documento extremamente necessário para que a empresa tenha o “Aval” para fazer esse processo, podendo gerar problemas ao importador caso ele não tenha a emitido.
Quando devo fazer a emissão dessa declaração?
A declaração para a importação deve ser emitida assim que a mercadoria importada entrar nos locais de descarga de mercadorias, como portos, aeroportos, alfândega, entre outros. Esses estabelecimentos são conhecidos como a zona primária, e a declaração deverá ser emitida antes do desembaraço aduaneiro pelo Fisco.
Como posso agilizar esse procedimento?
Existem algumas empresas especializadas em comércio exterior que te auxiliam na hora de fazer a importação para a sua empresa, cuidando de todos os trâmites e deixando todos os processos um pouco mais burocráticos para eles.
Além disso, as empresas que fazem a gestão de comércio exterior fornecem diversas soluções para que você consiga economizar bastante quando for realizar o procedimento de importação, conseguindo até reduzir as taxas e tributos que você teria com isso.
A RWLOG, por exemplo, fornece a você todos os serviços necessários para você realizar processos tanto de importação como também de exportação de mercadorias. Nós assessoramos os importadores e os exportadores de maneira eficaz nos trâmites mais burocráticos para o procedimento, proporcionando soluções de transporte com alta qualidade, eficiência e confiabilidade, tendo sempre a melhor oferta de valores e atendendo a todas as expectativas, tendo como objetivo a consolidação da parceria em seu negócio.
Confira o nosso site, conheça os nossos serviços entre em contato com a gente para termos a oportunidade oferecer os melhores serviços em importação e exportação para a sua empresa.
Equipe RWLog