5 dicas de como reduzir custos com exportação.
Reduzir custos com exportação de seus produtos pode expandir a sua empresa para o mercado internacional!
O sonho de muitos empresários que tem empresas de fabricação é exportar seus produtos para fora do país, pois isso o ajudará obter melhores vendas e poderá expandir ainda mais o seu negócio.
Entretanto, para que você consiga oferecer os melhores preços e entrar na competição pelo mercado internacional, é importante encontrar maneiras que te ajudará a reduzir custos com a exportação e conseguir ótimos preços para os seus produtos.
Por isso, no post de hoje, nós, da RWLog, te daremos 5 dicas fundamentais e essenciais para que você consiga reduzir consideravelmente os custos com exportação para a sua empresa!
1 – Procure formas de reduzir impostos
Impostos é, sem dúvida, uma das coisas que mais encarece produtos em nosso país. Há tributos para a fabricação do produto, para a venda dele e também para a importação e a exportação.
Entretanto, segundo algumas legislações de nosso país, há formas de você conseguir reduzir os impostos e os valores de alguns tributos para a realização da exportação, como o Drawbrack, por exemplo.
Essa solução é um regime aduaneiro especial em que a empresa que exportará os seus produtos, consegue, mediante a emissão de um ato concessório junto ao órgão competente, a isenção de todas as taxas e tributações impostas para a importação da matéria-prima que fabricará o produto que será exportado, conseguindo reduzir também os custos com a exportação.
2 – Faça uma pesquisa de mercado sobre o país para onde seus produtos serão exportados
Cada país tem suas próprias tributações e taxas para os produtos que serão exportados para ele, mas também há alguns que tem relações diplomáticas e econômicas com o nosso país e oferecem algumas vantagens para quando formos exportar algum produto para lá.
Por isso, é muito importante que você estude sobre o mercado importador e exportador de cada país que realizará a operação e tirar algumas vantagens sobre esses benefícios fiscais e econômicos que eles oferecem as empresas exportadoras de nosso país, a fim de reduzir custos com exportação.
3 – Procure formas de reduzir o frete dos produtos que serão exportados
Para que você consiga reduzir custos com exportação, é importante que também analise quanto será o frete no país exportador e no país importador, para definir se é a sua empresa ou a do seu cliente que vai arcar com os custos da operação.
Uma outra forma de reduzir o frete dos produtos exportados é consolidar as cargas, pois isso garantirá a redução tanto do frete nacional quanto do internacional.
4 – Use a tecnologia para ajudar na redução de custos com exportação
Há no mercado diversas ferramentas tecnológicas para o controle e a organização da logística de sua empresa. E usar essas ferramentas podem te ajudar a reduzir custo com exportação, devido as suas eficiências.
Caso contrate um parceiro de comércio exterior para te auxiliar na sua operação de exportação de mercadoria, ele também disponibilizará de diversas ferramentas que podem te ajudar na logística das operações de sua empresa.
5 – Contratar um parceiro especializado em gestão de comércio exterior
Atualmente, há diversas empresas especializadas que podem fazer a gestão de comércio exterior de seu negócio e reduzir os seus custos com exportação. Eles disponibilizam equipes especializadas que fazem todos os trâmites para você, desde a pesquisa de mercado e o uso de ferramentas tecnológicas para organizar a logística de sua empresa, até a escolha do transporte, embalagem da mercadoria, análise e aplicação dos meios de redução de taxas e tributações, análise de frete e muito mais.
Equipe RWLog