Confira como estruturar a operação com um parceiro para setor de exportação na sua empresa.
Ter um parceiro para setor de exportação te ajuda – e muito – na hora de criar uma ótima estrutura para essas operações. Saiba como você pode fazer isso!
Apesar de termos caído para 27º na posição de exportação em 2018, o Brasil ainda é considerado um dos maiores mercados exportadores, gerando 239 bilhões em vendas no mesmo ano. Dentre os produtos mais exportados estão a Soja, o minério de ferro, o açúcar, o petróleo, entre outros, mas para adquirir um espaço nesse setor e competir até com as grandes empresas é necessário que você o estruture e tenha um parceiro para o setor de exportação.
Parceiro para setor de exportação
Sim, um parceiro para setor de exportação é a melhor alternativa para começar a estruturá-lo, pois ele te ajudará em todas as etapas da operação desde o planejamento até a exportação de seu produto ou matéria prima. A melhor forma de conseguir esse tipo de parceria é buscar empresas especializadas em logística e que fazem a gestão de comércio exterior para o seu negócio!
Planejar a exportação
Para fazer uma operação de exportação que traga ótimos benefícios para a sua empresa é necessário planejá-la, e elaborar esse planejamento é a primeira coisa que o seu parceiro te ajudará.
Essa é a parte mais importante da operação, pois com esse planejamento vocês conseguirão identificar desafios, dificuldades, oportunidades, além dos altos e baixos dos produtos que estarão exportando.
Desenvolva uma logística para a exportação
Após o planejamento, para começar a exportar um produto, você terá que definir um plano de logística para essa operação. Nele você terá que incluir a quantidade de mercadoria exportada, o meio de transporte que será utilizado, como será a entrega e quais embalagens terão que utilizar para efetuá-la. Um parceiro para setor de exportação é especializado no assunto e conseguirá te ajudar a definir cada um desses pontos, inclusive, vendo formas de reduzir os custos para você efetuar essa operação.
Entenda da legislação para exportação
Há uma série de burocracias e leis para exportar um produto, tanto dentro do país que enviará a mercadoria quanto no que chegará, por isso, um parceiro para setor de exportação tem uma equipe especializada que entenderá de todas as leis e mostrará a você, inclusive, pontos e brechas que poderá aproveitar para reduzir custos com a operação de exportação.
Licença para a exportação
Para começar a exportar, é necessário que sua empresa tenha algumas licenças que garanta esse direito. O parceiro para setor de exportação que você contratar obterá todas essas licenças para que você consiga fazer a melhor operação e não corra riscos de elas não darem certo.
Projetos de Drawback para exportação
Além disso, um parceiro para setor de exportação te ajudará na elaboração de projetos drawback para a exportação de suas mercadorias. Com essa solução e esse projeto, sua empresa conseguirá ótimos benefícios e descontos para realizar a operação e reduzir custos com a exportação.
Negociação bancária para reduzir custos com a exportação
Além de nos ajudar a estruturar todas as operações, com o parceiro no setor de exportação, visando obter melhores resultados, conseguiremos melhores negociações com os bancos e as casas cambiais, gerando ótimos descontos e, consequentemente, reduzindo custos para esses tipos de operações na nossa empresa.
Com empresas começando a investir mais em nossos produtos e em nosso país, o setor de exportação no Brasil tende a crescer a cada dia mais, e para estruturá-lo em sua empresa você terá que ter planejamento, análise, licenças e conseguir ter uma ótima negociação para conseguir ótimos preços para realizar as operações. Ter um parceiro para o setor de exportação te ajudará bastante com isso.
Equipe RWLog