Conheça o Novo Processo de Importação (NPI)!
Descubras quais são as mudanças que serão feitas no setor com os Novos Processos de Importação e entenda como ele pode ser muito bom para trazer ainda mais resultados e redução de custos para sua empresa!
O processo de importação das empresas está começando a mudar. Em outubro de 2018 entrou em vigor um projeto que promete trazer ainda agilidade nas operações e economia, com uma receita estimada de 23 bilhões de dólares ao ano para o setor, conhecido como Novo Processo de Importação.
Para isso, foi adicionada uma Declaração Única de Importação, chamada de Duimp, que promete reduzir o tempo das operações em até 48%, passando de 17 para 10 dias o tempo de execução de todas as etapas. Além disso, também é estimado que o tempo da exportação também caia significativamente, cerca de 38%, de 13 dias para apenas 8.
Contudo, muitos ainda se perguntam o que é ou como vai funcionar esse Novo Processo de Importação. Por isso, no post de hoje da RWLog, te mostraremos um pouco mais sobre isso e quais são as principais mudanças que acontecerão! Continue lendo o conteúdo e confira!
O que é DUIMP?
Como citado acima, uma das principais mudanças no Novo Processo de Importação é a adição da Declaração Única de Importação, mas o que seria isso?
Quando importamos produtos e mercadorias, há uma série de burocracias e documentos a serem preenchidos para continuar as outras etapas da operação. A DUIMP, como é chamada, veio para agilizar isso.
Essa declaração é um documento onde conterá todas as informações relacionadas às naturezas aduaneiras, administrativas, fiscais, tributária, financeira e comercial dos produtos e mercadorias que serão importados.
Com isso, esse documento, que é feito eletronicamente, substitui outros dois: a Declaração de Importação (DI) e a DSI, também conhecida como Declaração Simplificada de Importação.
Além disso, nesse novo processo, outros documentos, como a LI (Licença para Importação) também serão substituídos por um conhecido como LPCO. Mas o que é essa nova documentação?
O que é LPCO?
Conhecido também como Licença, Permissões, Certificados e Outros documentos, ele é um cadastro que permite o fornecimento de informações dos produtos de uma só vez por todos os órgãos anuentes envolvidos em todo o processo, proporcionando ainda mais agilidade no deferimento das permissões, certificados, licenças, dentre outros.
Estando em uso na exportação desde a implantação do DU-E, este é um módulo de anuência do Portugal Único. Agora, ele também será utilizado nos processos de importação das empresas.
Quais são as vantagens do Novo Processo de Importação?
O Novo Processo de Importação trará diversas vantagens para as suas operações. Com as novas mudanças, você terá ainda mais agilidade e qualidade em todas as etapas, conseguindo, além de processos bem mais rápidos e gerar ainda mais economia.
Para melhorar ainda mais suas importações, você também pode contratar uma empresa parceira de comércio exterior, como a RWLog, por exemplo, onde temos equipes altamente capacitada e especializada em todas as leis vigentes no setor, para promover a sua empresa, ótimos lucros e resultados!
Equipe RWLog