Confira o reajuste de tarifas capatazias sobre armazenagem de cargas IMP/EXP VCP E GRU!
No mês de julho houve alguns reajustes nas tarifas capatazias sobre armazenagem de cargas. Entenda o que mudou!
Em julho de 2020 foram efetuados novos reajustes de algumas tarifas, publicados no diário da união pela portaria de número 1741 e 1746 da Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos/ANAC/Minfra , que reajustaram os tetos de tarifas aeroportuárias de embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capatazia dos aeroportos internacionais de Viracopos e de Guarulhos.
Continue lendo o conteúdo da RWLog e entenda quais são as principais mudanças que ocorrerão com essa mudança.
Mas o que é armazenamento e capatazias?
A capatazia sobre armazenagem é utilizada nos portos, aeroportos e ferrovias, onde profissionais autônomos, terceirizados de outras empresas ou ligados a algum tipo de sindicato, executam o trabalho de carregamento, descarregamento, movimentação e armazenagem de cargas.
O que mudou?
Previsto nas cláusulas contratuais 6.5 e 3.1.25 do contrato de concessão de Aeroporto – CCA nº 003/ANAC/2012 – SKB, referente à concessão dos serviços públicos para a ampliação, manutenção e exploração da infraestrutura aeroportuária do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, haverá um reajuste de 1,8663% nas tarifas capatazias, deixando os seguintes valores:
Tarifas de permanência para voos domésticos no pátio de manobra vai para 1,9144 reais e para os voos internacionais será de 5,1571. Já as tarifas para PPE (Pátio de Estadia) vai para 0,4062 para voos domésticos e 1,0499 para internacionais.
Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo, também houve um reajuste nos tetos das tarifas, no entanto, o valor foi um pouco maior do que o de Campinas. Nele, os reajustes foram de 2,1324%, elevando as taxas de permanência de pátio de manobra para 2,0071 para voos domésticos e para internacionais foi para 5,4072. Enquanto isso, as tarifas capatazias de permanência em pátio de estadia doméstico foi para 0,4259 e internacional foi para 1,1007.
Contudo, apesar de ter sido feito esses reajustes nas tarifas capatazias em julho de 2020, elas só entrarão em vigor no mês de agosto do mesmo ano.
Essa taxa é muito importante para quem quer realizar os processos de importação e exportação na sua empresa, pois ela é necessária tanto para o embarque quanto para o desembarque de mercadorias. Contudo, você sabe qual é a importância dessas operações para seu negócio?
Por que ter uma operação de importação e exportação na sua empresa?
A importação e a exportação são dois processos que vêm tomando cada vez mais forma dentro das empresas brasileiras. Com o Brasil sendo um dos maiores importadores e exportadores, muitos empresários buscam nessas operações uma forma de garantirem o seu espaço no mercado internacional. Dessa forma, conseguirá obter ainda mais resultados com a empresa.
Para realizar essas operações com a máxima qualidade, você pode ter apoio de uma empresa especializada em comércio exterior, como uma parceria, que te ajudará em todas as etapas desse processo, desde as mais burocráticas, como a documentação, até o envio das mercadorias, ajudando a realizar o despacho aduaneiro.
Por isso, você pode contar com a RWLog, onde temos equipes totalmente capacitadas para oferecer a melhor operação para seu negócio. Além disso, devido aos nossos anos de experiência, também conseguimos encontrar ótimas maneiras de reduzir custos com todo o processo, melhorando seus resultados e aumentando os lucros.
Equipe RWLog