Conheça o Comex 4.0 – A transformação do setor!
Conheça como a tecnologia está construindo o Comex 4.0 e descubra a transformação que acontece nesse setor!
O desenvolvimento tecnológico tem crescido cada dia mais. Isso está transformando não só o setor da tecnologia da informação, mas todos eles.
Assim como a revolução tecnológica 4.0, muitos setores também estão evoluindo, como o marketing, logística e, claro, o Comércio Exterior.
No post de hoje da RWLog falaremos um pouco mais sobre isso e te mostraremos sobre o que é o Comex 4.0 e como ele está transformando as operações de importação e exportação das empresas. Continue lendo o conteúdo e confira!
Mas o que é a revolução 4.0?
Antes de falarmos sobre o Comex 4.0, é fundamental entender que esse termo está ganhando bastante popularidade por se referir a nova revolução industrial, que engloba conceitos como a internet das coisas, computação em nuvem e sistemas integrados.
Surgindo em 2012, isso abriu um campo que tem sido aplicado em diversos setores do mercado, com um ajuste entre o que é prático nisso e o conceito que a tecnologia tem conseguido influenciar na gestão das empresas.
No comércio exterior, a expressão tem se relacionado diretamente com as transformações que o segmento tem acompanhado a partir do desenvolvimento da tecnologia e do surgimento de algumas startups.
Mas antes de continuarmos, é importante salientar que a área de comércio exterior é extremamente afetada pela alta burocracia e por limitações de processos antiquados, precisando, muitas vezes, a mercadoria ficar dias parada no porto esperando a documentação aduaneira ser preenchida, de forma manual.
Então, como funciona o Comércio Exterior 4.0?
Tendo bastante burocracia e demora nas etapas para realizar as operações de importação e exportação, o uso da tecnologia no comércio exterior se refere a digitalização de todos os processos, com dados e sistemas integrados e disponíveis em nuvens. Isso reduz o tempo de reação dos procedimentos, trazendo muito mais agilidade para cada uma das etapas e ainda pode evitar alguns fraudes.
Com o surgimento da COVID-19 no começo do ano de 2020, muitas empresas e setores tiveram que se adaptar, e no comércio exterior não foi diferente. Por causa do isolamento e o distanciamento social, houve uma redução de trabalho nos postos aduaneiros. Por esse motivo, muitos processos que eram feitos manualmente precisaram ser digitalizados.
Com isso, abre uma série de etapas que pode estar relacionadas a nova evolução do comércio exterior. Com os dados e informações digitalizados e em nuvem, é possível aplicar os conceitos de Big Data e Blockchain, mudando a forma como os serviços são comercializados, armazenados e até gerenciados.
Além disso, outra tecnologia que tem tomado cada vez mais espaço em diversos setores, inclusive no comex, é a Inteligência Artificial. Atualmente, na Europa, há diversas máquinas que são operadas sem a necessidade da presença humana.
Certos tipos de equipamentos também já são capazes de automatizar etapas como documentação, envio, rastreio, tributação e até monitoramento de produtos.
Um grande exemplo de como isso está sendo usado, são empresas que criaram um conceito conhecido como Uber de fretes rodoviários onde, através de uma marketplace de fretes, caminhoneiros pode oferecer os seus serviços, que calcula o frete através da Geolocalização e o motorista recebe diretamente pelo aplicativo da empresa. Para fazer o intermédio entre os transportadores e as cargas, a empresa utiliza da inteligência artificial.
Mas essa utilização da tecnologia não para por aí. Outras empresas, como as parceiras IBM e Maersk, criaram uma solução de logística e transporte envolvendo um produto baseado em blockchain, tecnologia para a gravação de transação e rastreamento de ativos.
Isso são só exemplos que já estão em uso no país, mas com o avanço da tecnologia e de todos os conceitos envolvidos nela, a tendência é que essa utilização cresça cada dia mais.
Equipe RWlog