Comércio entre Brasil e Índia apresenta crescimento em 2021!
O comércio entre Brasil e índia apresentou crescimento no começo de 2021. Entenda porquê!
O Brasil tem parceria comercial com diversos blocos países e blocos econômicos, como a União Europeia, China, Estados Unidos, Arábia Saudita, dentre outros. Uma dessas nações é a Índia, que está se tornando uma economia emergente, segundo o FMI, se apresentando como a 12.ª maior do mundo, apresentando um crescimento anual de cerca de 6.3%, segundo um levantamento dos últimos anos.
Com uma população de 1.1 bilhões de pessoas, ficando atrás apenas da China, que possui 1.3 bilhões de habitantes, a Índia tem tido esse crescimento, principalmente, pelo desenvolvimento do setor industrial e de multinacionais se instalando no país, que começou a ocorrer após a descolonização europeia, que ocorreu no século XX.
O país tem se tornado um ótimo atrativo industrial, principalmente pela sua mão-de-obra com um baixo custo. Com isso, ele também se torna uma ótima opção de parceria econômica, com uma grande tendência ao crescimento das relações comerciais, como a com o Brasil, mas por que isso está acontecendo?
O que se destaca na produção industrial da Índia?
Para entender melhor sobre como essa parceria econômica funciona, é importante ter em mente qual é o destaque da produção industrial da Índia. Atualmente, ela se destaca pela tecnologia, com uma ótima produção de aparelhos eletroeletrônicos, agroindústria, informática, biotecnologia, dentre outros.
Além disso, esse país também ganha um grande destaque na produção industrial de base, que conta com siderúrgicas, produtos químicos e produções têxteis, além de medicamentos, pois há uma grande produção de matéria-prima para inúmeros remédios e vacinas.
Sendo assim, a Índia é uma grande aliada econômica para os países, tanto no quesito de importação quanto no de exportação, mas qual foi o crescimento da parceria dela com o Brasil em 2021?
Qual foi o crescimento do comércio entre Brasil e índia em 2021?
Segundo um levantamento do Abracomex, os dados de comércio entre Brasil e Índia apresentaram um crescimento no primeiro quadrimestre de 2021. Os dados mostraram que os dois países estão avançando em uma ótima direção, podendo atingir a meta de duplicar o intercâmbio comercial nos próximos 5 anos, mas qual foi o total importado e exportado entre ambos os países?
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, as exportações brasileiras para a Índia foram de 1,276 bilhão de dólares, um crescimento de mais de 23.6%, enquanto a Índia vendeu 1,868 bilhão, um aumento ainda maior, chegando na casa de 25,9%. Com isso, a corrente de comércio entre os dois países, ou seja, a soma de importações e exportações, totalizaram 3,146 bilhões de dólares, mas quais foram os principais produtos nessa relação comercial desse ano?
Quais foram os principais produtos exportados do Brasil para a índia em 2021?
os principais produtos que o Brasil exportou para Índia no primeiro quadrimestre de 2021 foram:
- Petróleo, com 607 milhões de dólares;
- Ouro não monetário, com 151 milhões de dólares;
- Gorduras e óleos vegetais, 119 milhões;
- Açúcares e Melaços, 105 milhões de dólares;
- E minérios de cobre, exportando 29 milhões.
Quais foram os principais produtos que o Brasil importou da Índia em 2021?
- Compostos orgânicos e inorgânicos;
- Óleos combustíveis;
- Inseticidas, rodenticidas, fungicidas e herbicidas;
- Outros medicamentos;
- Fios têxteis.
Equipe RWLog