Como está o cenário do frete marítimo na Ásia em 2021?
Entenda como está o cenário do Frete marítimo da Ásia em 2021 e as expectativas futuras!
A Ásia é um importante continente para a economia mundial, sobretudo do Brasil, onde temos parcerias com diversos países asiáticos. A China, por exemplo, é nossa maior parceira comercial, que importa produtos como soja, carne, dentre tantos outros.
Em 2020, essa nação asiática representou cerca de 33,6% de toda a exportação do Brasil, já em importações, foram responsáveis por 21,8% de todas as operações que realizamos, mesmo com a crise da COVID-19, que assolou o mundo.
Desde que começou a pandemia, o frete marítimo da rota Brasil-China cresceu bastante, o que acabou preocupando as empresas que fazem operações de comércio exterior nessa rota. Por esse motivo, é preciso entender como está esse cenário em 2021 antes de continuar todo o processo de exportação ou importação de mercadorias.
Um dos fretes marítimos mais caros do mundo
Antes de entender o cenário atual do frete marítimo, é importante entender que, desde 2017, já era considerado um dos mais caros do mundo, sendo quase o dobro da rota entre a Ásia e a Costa Leste dos Estados Unidos.
Os principais países que o Brasil tem relações de comércio exterior no continente, onde realiza operações de importação e exportação, é a China, o Japão, Coréia do Sul, entre outros, mas por que ficou tão caro esse frete marítimo?
Para entender melhor sobre isso, é preciso ter em mente que a China é a fábrica do mundo. Uma grande parte das mercadorias importadas, em diversos países, vem de lá, principalmente componentes para a fabricação de outros produtos. Com a Covid-19, a economia do mundo inteiro parou, e as produções também foram suspensas.
Por esse motivo, para que não faltasse estoque de mercadorias, diminuíram algumas rotas e começaram a parar em apenas alguns portos, o que deu certo, visto que os países estavam importando menos mercadorias.
No entanto, apesar de ainda estarmos em pandemia, com a campanha de vacinação, o mundo está entrando em um novo normal, e os parceiros econômicos dos países asiáticos voltaram a comprar. Contudo, devido à alta demanda e a baixa oferta, para conseguirem controlar seus estoques, os armadores aumentaram o preço do frete internacional e até declinaram BIDs.
Além disso, o modal aéreo também teve um grande aumento, cerca de 200% e algumas empresas precisaram migrar para o transporte marítimo, o que também aumentou a demanda.
Com isso, a disputa entre fretes internacionais se concentraram no Brasil, Estados Unidos e para a União Europeia, ocasionando em uma falta de contêineres, piorando com o encalhe que aconteceu no canal de Suez, mas quais são as expectativas do cenário do Frete marítimo da Ásia em 2021?
As expectativas para 2021 ainda são difíceis de prever. Alguns especialistas indicam que só pode dar uma boa melhorada em meados de 2022. Com a pandemia se estendendo para esse ano, começando a diminuir quando a maioria das pessoas estiverem vacinadas. Até isso acontecer, será necessário viver com algumas oscilações.
Equipe RWLog