O que é Balança comercial e para que serve?
As operações de importação e exportação são fundamentais para o resultado da balança comercial!
As operações de importação e exportação são muito importantes para o nosso país. No entanto, as empresas que fazem isso estão reféns de uma coisa fundamental: a variação cambial.
Atualmente, o dólar é considerado uma moeda mundial, principalmente para os processos de comércio exterior. Sendo assim, ele é negociado em todos os países e o preço da mercadoria vai variar de acordo com o valor desse câmbio frente à moeda do país. No momento em que escrevemos esse texto, por exemplo, ele está 5,39 reais.
Com isso, a alta e a baixa dessa moeda, ao impactar significativamente as operações de importação e exportação, também influencia nossa balança comercial, mas o que ela é e para que serve?
O que é balança comercial?
Como já falamos em outras postagens do nosso Blog, a importação e exportação de mercadorias é um dos principais processos que regem a economia do nosso país, principalmente porque somos um dos maiores exportadores de alimentos, como a soja, a carne, dentre outros.
Para equilibrar tudo isso, existe a balança comercial. Ela basicamente se refere à diferença que há entre o valor das importações e exportações de mercadorias de um país em um certo período. Com isso, é possível definir se é um comprador ou vendedor no mercado internacional de compras e vendas de produtos ou serviços, mas como é possível ver isso?
Como analisar a balança comercial?
Para entender melhor como funciona e como analisar a balança comercial de um país, é fundamental ter em mente que a exportação é quando enviamos bens e serviços para outras nações enquanto a importação é quando trazemos para cá.
Para haver um equilíbrio nessa balança, é preciso que o número de mercadorias exportadas e importadas sejam o mesmo ou quase o mesmo, o que é quase impossível de acontecer.
Na maioria das vezes, os países importam mais do que exportam ou vice-versa. Essa diferença nós chamamos de déficit ou superávit comercial, respectivamente.
O Déficit acontece quando o número de exportações é menor do que o de importações, ou seja, nós gastamos mais dinheiro comprando do que recebemos. Já o superávit é o contrário, nós vendemos mais mercadorias do que compramos.
Essa balança é totalmente influenciada pela desvalorização do real frente ao dólar. Se a moeda norte-americana está mais barata, a importação tende a ser maior, mas se o valor sobe, as empresas tendem a exportar mais do que importa.
Caso tenha crises em países que importam nossas mercadorias, isso é ainda mais perceptível, principalmente no mercado interno.
Outra que pode influenciar bastante nossa balança comercial também é a demanda pelo produto ofertado. Se há mais países querendo comprar da nossa nação ou não. Quando isso acontece, como em 2019 e 2020, a exportação tende a aumentar e a balança fechar com um superávit.
Além disso, outro ponto crucial é o tamanho do protecionismo dos países aos quais vamos enviar nossas mercadorias. Muitos colocam altas taxas de importação e, consequentemente, a demanda do produto acaba diminuindo.
Equipe RWLog