Como a guerra na Ucrânia pode afetar o porto de Santos?
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia pode afetar significativamente o porto de Santos e a economia do nosso país! Entenda
No dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia. Essa guerra, que perdura até os dias de hoje, acendeu um alerta na economia do mundo inteiro, principalmente no Brasil.
Como já citamos em outros posts do blog, nosso país é um grande aliado econômico de diversas outras nações, sendo uma delas a Ucrânia. Segundo economistas, a soma de todas as importações e exportações que acontecem na corrente comercial entre os dois países é de 438 milhões de dólares, trazendo um superávit para o Brasil de 15 milhões.
Além disso, no outro lado da guerra, nosso país também possui uma grande parceira. A Rússia é um dos maiores exportadores de fertilizantes do mundo e, apesar de termos produção de alguns por aqui, importamos muito de lá. A maioria dessas operações acontecem a partir do porto de Santos. Com isso, muitos importadores e exportadores se perguntam como essa guerra pode afetar a entrada e saída de mercadoria do maior porto da América Latina?
Quais são os efeitos que a guerra entre Ucrânia e Rússia podem trazer?
Muitos especialistas afirmam que a guerra que está acontecendo entre a Ucrânia e a Rússia pode não ter só consequência no longo, mas também no curto e médio prazo.
Para se ter uma ideia do quanto isso pode afetar, o barril do petróleo, por conta dessa crise, subiu para mais de 110 dólares, o que impacta diretamente em diversos setores, principalmente no de transporte de mercadorias. Isso porque, aviões, navios, caminhões, dentre outros meios, precisam de combustíveis derivados do petróleo para a locomoção e isso faz o valor do frete aumentar significativamente, tanto marítimo, rodoviário e até mesmo o ferroviário.
Na questão desse produto, o Brasil já está sentindo diretamente, seja na bomba de gasolina, com o valor chegando ou até mesmo passando dos 7 reais, ou nos mercados, pois, devido ao aumento do preço dos fretes, o preço dos produtos também subiram significativamente, mas além disso, há outro fator que pode afetar em médio e longo prazo esse valor.
A crise do fertilizante
Como citado anteriormente, o Brasil é um dos maiores compradores de fertilizantes da Rússia. Com essa guerra, as exportações desse produto também foram paralisadas.
Apesar de não ser uma importação diária, como acontece com o trigo, por exemplo, e termos um pequeno estoque, dependendo do quanto essa briga se prolongar, pode afetar significativamente nosso agronegócio, o que vai refletir em altos preços para o consumidor final, ou seja, no mercado.
Além disso, outro ponto importante que já pode ser sentido, tanto para as empresas que realizam comércio exterior quanto para os consumidores, é o aumento dos produtos que levam trigo em sua produção. Isso porque, devido a crise, esse insumo tende a ficar mais caro e o Brasil é um dos maiores importadores desta mercadoria.
Sendo assim, caso a guerra entre a Ucrânia e a Rússia se prolongue por muito mais tempo, não só os países da Europa, que possuem diversos comércios com eles, vão ser impactados, mas o Brasil e principalmente o porto de Santos também, inclusive nas exportações de soja e milho.
Equipe RWLog