Agronegócio: qual seu tamanho para a exportação?
O agronegócio é um importante setor para a economia brasileira. Entenda mais sobre ele.
Como já falamos em outras postagens aqui no blog da RWLog, o Brasil é um dos maiores parceiros de comércio exterior do mundo. Tendo parcerias e relações comerciais com diversos blocos econômicos, como o BRICS, nosso país exporta, principalmente, para nações da Ásia, América e Oriente Médio, como China, Estados Unidos e Arábia Saudita.
Realizando exportações de mercadorias todos os dias e tendo o maior porto da América Latina, localizado na cidade de Santos, por onde passam milhões de toneladas de produtos todos os anos, boa parte do que é exportado é proveniente do agronegócio, mas qual é o seu tamanho e importância para a exportação de mercadorias?
Como é o agronegócio no Brasil?
O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira. Envolvendo uma série de atividades, quando falamos dele estamos nos referindo à produção da agricultura e pecuária, incluindo todos os equipamentos, técnicas e serviços relacionados a elas, direta ou indiretamente.
Com isso, esse processo, além da própria agricultura e pecuária, que envolve a produção de soja e leite, por exemplo, afeta diversos setores da economia, como a demanda por fertilizantes, o desenvolvimento de maquinários agrícolas, industrialização de produtos do campo e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.
Para se ter uma ideia de como o agronegócio influencia a economia do nosso país, por exemplo, em 2020, ano de pandemia e crise econômica, alcançou a participação de 26,6% do Produto Interno Bruto brasileiro, mas quais são as principais mercadorias exportadas?
Quais são os produtos do agronegócio mais exportados pelo Brasil?
É importante entender que o Brasil é um dos principais fornecedores de diversas mercadorias, que vão desde o agronegócio até a indústria do petróleo, como os combustíveis.
Dentre todos os produtos exportados pelo nosso país, a soja em grãos é o carro-chefe. Responsável por mais de um terço de nossas exportações, o setor exportou cerca de 4,02 bilhões de dólares só em agosto de 2021.
Além dessa mercadoria, outras de igual ou maior importância para o agronegócio e a economia do Brasil são a carne bovina in natura; o milho; e o açúcar de cana em bruto; mas qual foi o fechamento da balança comercial para esse setor no final do ano passado?
Balança do agronegócio em 2021
Mesmo com a pandemia, o ano de 2020 e 2021 foi muito bom para nossa balança comercial. Batemos recorde de exportação de 120,6 bilhões de dólares, cerca de 19% a mais do que no ano anterior.
Tendo em vista esse cenário, é importante saber que o agronegócio contribuiu bastante para esse resultado. Em 2020, a participação desse setor foi de 48,1% e , no ano seguinte, foi de 43%. Apesar disso, houve queda na exportação de alguns produtos como o milho e a carne bovina.
Ano passado, a China, uma das maiores compradoras de carne do nosso país, colocou sanções de 3 meses no Brasil sobre esses produtos. No entanto, mesmo nesse período, as operações realizadas com a soja, a carne suína e a de frango compensaram bastante.
Equipe RWLog