Logística de distribuição: o que é e o que precisa saber?
Entenda o que é logistica de distribuição e como pode ser importante para os resultados da sua empresa.
Uma das coisas que toda empresa busca em seu setor logístico, sem dúvidas, é a eficiência, produtividade e economia em todos os seus processos. Para que isso seja alcançado, existem diversas etapas na cadeia de suprimentos.
Uma delas é a logística de distribuição. Sendo uma das principais estratégias adotada pelas empresas, seu principal objetivo é melhorar a entrega final. Com isso, é uma das que mais se aproximam dos clientes.
Essa é uma das partes mais importantes, pois, ao ter contato direto com o cliente final, ele tem uma experiência com o seu negócio e forma uma opinião sobre os serviços que estão sendo prestados, fazendo com que continue ou não utilizando-os.
Por essa razão, é fundamental que o planejamento da logística de distribuição seja claro, prestando bastante atenção aos caprichos, comprometimentos e é importante que você elabore estratégias inteligentes, mas o que precisa saber sobre isso?
O que é a logística de distribuição e como funciona?
Como citado anteriormente, a logística de distribuição é fundamental para a imagem que o cliente vai ter sobre a sua empresa. Ela é um conjunto de estratégias e atividades que fazem parte da gestão de mercadorias, indo desde o momento em que saem da fábrica até a entrega ao cliente final, viabilizando todo o processo para que seja realizado dentro do prazo.
A funcionalidade da logística de distribuição tem como principal objetivo otimizar a distribuição de produtos e trazer muito mais segurança e agilidade para todos esses processos.
Para que isso se torne possível, essa estratégia segue um fluxo que envolve diversos setores da empresa, como o comercial e o marketing, por exemplo.
Dessa maneira, cada uma dessas áreas vai buscar o melhor modo de se comunicar com os clientes e atender suas demandas, como os canais de venda mais eficientes e quais mercadorias precisam de maior quantidade no estoque, mas qual a importância da logística de distribuição?
Por que a logística de distribuição pode ser tão importante?
A logística de distribuição é fundamental para os processos da sua empresa. Com essas estratégias, você consegue evitar o desperdício de recursos, como insumos e mão-de-obra, além de tempo e dinheiro.
Outro ponto importante é que sua empresa vai conseguir ter maior controle sobre os produtos. Isso porque, você vai conseguir mensurar o quanto foi produzido, e se essa quantidade vai ajudar a atender às demandas dos clientes e até mesmo se houve ou não excedentes, além de entender melhor a demanda do cliente, ou seja, o quanto e para quando ele precisará. Dessa forma, é possível realizar um melhor planejamento sobre o setor logístico do seu negócio.
Quais são as principais etapas da logística de distribuição
Para realizar a logística de distribuição, existem diversas etapas. A gestão de transporte é a primeira delas. É preciso entender e decidir qual o melhor modal de transporte para a entrega da mercadoria, como o aéreo, rodoviário ou mesmo multimodal. Além disso, também é preciso planejar a rota a ser seguida pelo veículo.
O segundo passo é conferir as mercadorias. Nessa etapa, é necessário que se analise qual é o seu tipo, quantidade e destino, pois isso irá garantir a entrega para o cliente final do produto que foi adquirido.
O controle de frete também é fundamental. É preciso que o valor a ser cobrado seja bom para sua empresa e também para seu cliente, visto que se achar o preço abusivo, pode acabar procurando outra empresa para atender às suas demandas.
Por esse motivo, é importante saber o que compõe o valor de um frete, conferir quais os preços que são praticados no mercado e manter a tabela de valor sempre atualizada. Além disso, é fundamental fornecer meios para o cliente acompanhar a entrega.
A quarta etapa da logística de distribuição é referente aos indicadores e KPI ‘s. Além de fazer o que é apresentado nos passos anteriores, é importante entender quais são as estratégias que estão dando certo e quais precisam de melhorias. Para isso, é necessário analisar o indicador de desempenho e todo processo que está sendo adotado.
Equipe RWLog