10 dicas para tornar sua logística mais eficiente
Tornar sua logística mais eficiente vai impactar positivamente em todos os setores da sua empresa. Entenda!
Uma das principais prioridades de uma empresa é gerar resultados. Para que isso seja possível, é preciso melhorar os setores da organização como um todo. Com isso, a logística pode ser fundamental em todo esse processo. Ela está presente em diversas áreas, como a comercial, de finanças e, principalmente, de suprimentos.
Por esse motivo, cuidar deste setor da organização pode ajudar a alcançar as metas e objetivos estipulados, mas como tornar esse processo bem mais eficiente?
1 – Faça um ótima gestão de estoque
A primeira coisa que você deve fazer para ter um processo de logística mais eficiente na sua empresa, sem dúvidas, é realizar uma ótima gestão de estoque. Para que isso seja possível, é preciso ter um controle dele, saber quais são os produtos mais demandados, quando deve haver reposição.
Por esse motivo, é fundamental realizar o registro de entradas e saídas de mercadorias.
2 – Utilize sistemas para te ajudar nesse controle
Para realizar um bom controle de estoque, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Existem sistemas, como o ERP, por exemplo, que te ajudam a gerenciar diversas áreas do negócio em uma única ferramenta e centraliza todas informações, facilitando o compartilhamento delas.
Além disso, também há sistemas como o WMS, que é voltado especificamente para a gestão de estoque, e o TMS, que auxilia na gestão de transporte da área logística da sua empresa.
3 – Desenvolva um ciclo para realizar inventários
Mesmo com um bom sistema de gestão de estoque e um controle de entrada e saída de mercadorias, também é preciso realizar inventários periodicamente.
Ele ajuda a identificar se a quantidade de produtos disponíveis bate com o que está no sistema e é fundamental para a gestão de estoque, pois ajuda a encontrar falhas e corrigi-las, diminuindo ou evitando a perda de mercadorias.
4 – Faça um mapeamento de todos os processos da sua empresa
Além da gestão de estoque, para ter um bom processo logístico dentro da sua empresa, é fundamental realizar um mapeamento completo dos processos internos. Isso vai ajudar a conhecer melhor as informações que você tem disponível, principalmente as mais sensíveis sobre esses procedimentos.
Com isso, você vai conseguir saber onde e quando os produtos necessários para a jornada de trabalho são esperados, o que ajuda significativamente a tornar o processo logístico do seu negócio muito mais eficiente.
5 – Avalie os processos internos da sua empresa
Após realizar o mapeamento de todos os processos internos da sua empresa, é importante avaliar como eles estão impactando o setor logístico do negócio ou sendo impactados. Para isso, é importante avaliar também se os objetivos e resultados estão sendo alcançados com sucesso.
6 – Elabore mapas de entregas que devem ser feitas
Outro ponto importante para tornar o processo logístico da sua empresa muito mais eficiente é elaborar um mapa de todas as mercadorias que devem ser entregues durante o mês.
É importante que neste mapa tenha informações sobre o prazo estipulado de entrega, o valor da venda e até mesmo a distância que vai ser percorrida. Isso pode te ajudar a elaborar rotas de entregas muito mais eficientes e ainda aperfeiçoa significativamente o processo de distribuição.
7 – Estabeleça indicadores de desempenho
Também chamados de KPIs, os indicadores de desempenho são fundamentais para avaliar e monitorar todas as atividades e processos da sua empresa. Eles permitem não só a identificação de acertos, mas também de erros e gargalos que aconteceram ou estão acontecendo. Assim, os gestores têm a possibilidade de corrigi-los.
Para colocar esses índices em prática, é importante definir quais são os que correspondem melhor às atividades praticadas na sua organização. No caso da área logística, são os relacionados aos objetivos de operação do centro de distribuição. Além disso, é importante compartilhar os resultados e informações obtidas com toda sua equipe para que ela saiba onde dar mais foco.
8 – Adote metodologias de controles
Outro ponto muito importante para tornar sua logística muito mais eficiente é a utilização de métodos e ferramentas que te ajudam a aumentar o controle e a tomar melhores decisões, como o Kanban, por exemplo.
Essa metodologia utiliza um cartão de sinalização para auxiliar no controle do fluxo de trabalho, de acordo com o estágio que cada uma das tarefas se encontra.
Outro que pode ser utilizado também são as métricas, que faz a medição dos resultados e ajuda a avaliar o desempenho dos processos da sua empresa.
9 – Realize previsões de demanda
Mesmo não sendo uma tarefa fácil, prever a demanda de todos os setores do negócio pode melhorar significativamente a forma como o estoque de produtos é organizado e, consequentemente, a eficiência de todos os processos da sua empresa, inclusive da logística.
Para fazer isso, você pode levantar os dados e resultados dos anos anteriores para se aprofundar melhor e entender como funciona a demanda dos produtos e recursos que sua empresa possui.
10 – Estabeleça ótimas parcerias de negócio
Ter ótimos fornecedores é fundamental para manter uma boa rotina no centro de distribuição da sua empresa. Estabelecendo uma boa relação com eles, você vai conseguir se certificar que os prazos acordados serão cumpridos, garantirá produtos com muito mais qualidade e adotar uma rotina mais previsível, o que ajuda no controle dos processos.
Além disso, dependendo da parceria, também consegue ótimos preços para comprar suas mercadorias, o que impacta diretamente nos resultados da sua empresa.
Equipe RWLog