Como baratear a Exportação com os Incoterms
É natural que as corporações procurem economizar. O que muitas pessoas não sabem é que, mesmo em se tratando de exportação, há bons recursos para fazê-lo. Os Incoterms, termo proveniente da língua inglesa que significa International Commercial Terms — Termos Internacionais de Comércio — fazem parte de uma dessas maneiras. Veja, abaixo, como baratear a exportação com os Incoterms.
Os Incoterms visam ajudar a definir os direitos e obrigações mútuos de exportadores e importadores no âmbito da convenção internacional sobre contratos de venda, estabelecer um conjunto unificado de definições e estabelecer regras e práticas neutras, tais como em que lugar o exportador deverá entregar a mercadoria — indicará quem pagará o frete, o responsável, inclusive, pelo seguro.
Por fim, os Incoterms têm essa finalidade por se tratar de uma norma internacional e imparcial de caráter unificado que visa formar a base geral do comércio internacional e promover sua harmonia.
Em suma, eles não especificam, mas propõem chegar a um acordo entre o vendedor e o comprador sobre as tarefas necessárias para mover a mercadoria do local de fabricação até o destino: embalagem, transporte interno, licença de exportação e importação, movimentação de terminais, transporte internacional e seguro, dentre outros.
Dominar os Incoterms é fundamental para que o negociador consiga incluir todos os seus ônus nas transações que envolvam comércio exterior. É importante frisar que as regras já definidas pelos Incoterms são válidas somente entre os exportadores e importadores. Deste modo, não produzem efeitos em relação às demais partes envolvidas — por exemplo, os despachantes, as seguradoras e as transportadoras.
Hoje em dia, a tabela de Incoterms conta com 11 siglas, sendo que as mais utilizadas no processo de exportações e importações são EXW, CIF, FOB e FCA. Os significados desses Incoterms são:
- EXW – Ex Works – Multimodal
- CIF – Cost Insurance and Freight – Marítimo
- FOB – Free On Board – Marítimo;
- FCA – Free Carrier – Multimodal.
Lembrando que modal é o tipo de transporte em que algo ou alguém é transportado.
Para baratear a exportação com os Incoterms, o exportador poderá optar pelos Incoterms iniciados pela letra F. Veja logo em seguida as razões:
A categoria F, de “Livre” em inglês, significa quando o principal meio de transporte não foi pago pelo exportador.
Pode ser um Free Carrier (FCA), De FreeAlongsideShip (FAS) ou Free On Board (FOB).
Significa um produto que é entregue a uma transportadora internacional recomendada ou especificada pelo comprador.
FCA – A responsabilidade do exportador termina quando a mercadoria é entregue ao transportador designado pelo comprador no país de origem. Pode ser utilizado por transporte ferroviário, aéreo ou multimodal.
FAS – O exportador arcará com o custo até que a mercadoria esteja pronta para embarque. Ao contrário da FCA, a FAS aplica-se apenas a mares, rios e vias navegáveis.
FOB – O Incoterm mais utilizado atualmente é o FOB (Free On Board). É um termo mais diplomático — porque é mais democrático. Finalmente, este acordo entre o notário e o vendedor pode ser negociado. Entretanto, em geral, FOB é um dos termos que se refere apenas ao meio de transporte marítimo, como diz a própria tradução — livre a bordo.
Equipe RWLog