O que está por trás dos custos do frete
Diversos fatores estão relacionados aos custos do frete, fazendo assim com que o valor seja suficiente para cobrir os gastos e gerar lucros
Os custos de frete são um dos que afetam as atividades da área de logística. Mas você sabia que, inseridas nesses custos, estão algumas variáveis que precisam ser consideradas?
É extremamente importante entender essas variáveis, pois ajuda a garantir tarifas justas e competitivas para os proprietários operacionais. Acompanhe conosco para entender melhor sobre os custos do frete!
Sabia que o cálculo correto é muito importante?
Calcular os custos do frete corretamente é essencial para tomar as melhores decisões de negócios. Erros podem levar a vendas com margens menores do que o esperado, ou até mesmo perda de vendas devido ao abandono do cliente. Nesse sentido, é preciso identificar todas as variáveis relacionadas ao preço, encontrar uma forma de atingir o valor ideal e evitar perdas.
Nas seções seguintes, discutiremos os fatores que influenciam a formação de valor.
Antes de apresentarmos o que está por trás dos custos de frete, vamos falar o que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) diz sobre ele. Continue conosco!
Em 2018, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma resolução para auxiliar neste aspecto. A Resolução n.º 5.820, de maio de 2018, vem apresentar uma tabela de preços mínimos para frete rodoviário. Os valores constantes deste documento serão revistos nos dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, válidos para os semestres subsequentes à publicação.
Todos os usuários da estrada devem cumprir o preço mínimo estabelecido. O descumprimento acarretará ao transportador o pagamento do dobro do valor devido, inferior ao valor já pago.
Afinal, como os custos do frete devem ser calculados conforme a ANTT?
Segundo a ANTT, a tarifa mínima foi definida segundo as características de cada tipo de carga. Dessa forma, os documentos são divididos em granéis gerais, carga a granel, carga refrigerada, carga perigosa e carga nova. Além disso, os principais custos fixos e variáveis foram considerados dependendo das mercadorias transportadas.
Ainda segundo a ANTT, os valores apresentados são por quilômetro percorrido e por eixo carregado. Não incluem os lucros dos caminhoneiros e custos adicionais, como pedágios.
Veja as etapas de como calcular os custos do frete:
- Realize um levantamento da distância a ser percorrida;
- Verifique o tipo de carga a ser transportada, entre carga geral, carga a granel, carga nova, carga refrigerada ou mercadoria perigosa;
- Com essas informações, consulte a tabela ANTT e anote o custo por km/eixo;
- Em seguida, multiplique o número registrado pela distância percorrida;
- Então, multiplique o resultado pelo número de eixos em seu caminhão.
Feito! Você formulou o valor mínimo do frete em questão!
Agora, quais fatores exercem influência nos custos do frete?
Os fatores que exercem influência direta nos custos do frete são:
- O peso e as dimensões do produto;
- O valor da fatura do produto;
- O código postal do destino;
- O tipo de produto a ser transportado;
- As características do destinatário;
- Os prazos de forma diferenciada;
- As taxas e os encargos específicos;
- Os custos pós-embarque;
- As tarifas mínimas e demais impostos.
Os custos do frete são os maiores que uma empresa absorve em suas operações, fazendo com que ela comprometa uma parcela substancial de seus lucros. Esse também é um dos motivos pelos quais é necessário controlar as taxas de frete das transportadoras, pois qualquer erro pode fazer com que a transportadora incorra em prejuízos.
Além disso, quando esses custos são muito altos e os preços para o consumidor final não são adequados, a lucratividade é afetada. Portanto, além de ser necessário realizar a determinação para fins de controle financeiro, a avaliação ótima é essencial.
Equipe RWLOG