Saiba mais sobre os riscos de interrupção na cadeia de suprimentos
Os riscos de interrupção na cadeia de suprimentos são originários de diversos fatores e não estão alheios ao contexto que os rodeiam
Uma cadeia de suprimentos abrange todas as fases desde o momento em que o cliente encomenda um produto até à sua entrega, incluindo fases como o envio para a produção ou o controle de qualidade. Qualquer variação nesse processo pode levar à ineficiência ou, em última instância, ao não cumprimento do objetivo do supply chain: chegar ao cliente final com a qualidade exigida, assim como no prazo e local acordados.
Esta interrupção na cadeia de suprimentos significa uma mudança em qualquer estágio da cadeia de suprimentos devido a fatores externos que afetam o produto: por exemplo, clima, mudanças na legislação ou ataques cibernéticos.
Pensando em ajudá-lo a compreender melhor os riscos de interrupção na cadeia de suprimentos, nós, da RWLog, trouxemos o presente artigo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Como classificam-se as diferentes interrupções na cadeia de suprimentos?
A classificação da interrupção na cadeia de suprimentos se dá com relação à sua origem, podendo ser:
Tecnológica – Por conta de erros ou uso mal-intencionado de certas tecnologias como travamento global do servidor, vazamento de dados, ataques cibernéticos, dentre outros.
Política – Resultam de decisões governamentais ou de instituições supranacionais que afetam diretamente o bom funcionamento da cadeia de suprimentos.
Biológica – Proveniente de epidemias ou pandemias, como o coronavírus do ebola. Devido à globalização e internacionalização de cada vez mais empresas, uma boa política de prevenção na cadeia de abastecimento é fundamental para evitar a sua propagação.
Aqui, abrimos um adendo para te contar sobre os portos da China com o lockdown e o mau tempo.
Medidas de isolamento combinadas com tempestades estão mais uma vez causando congestionamento nos portos chineses. Shanghai, passou por um bloqueio severo de dois meses no início deste ano e foi, em julho, o lar de uma campanha massiva de testes envolvendo todos os residentes em nove dos dezesseis distritos da cidade. Guangzhou, um importante porto no sul da China, também passou por testes em massa. Wugang, sede de uma das principais siderúrgicas do país, anunciou um novo bloqueio em julho, depois que um caso de coronavírus foi detectado na cidade. Lanzhou, capital da província de Gansu, noroeste da China, foi colocada sob bloqueio total também no mesmo mês. De acordo com analistas do Nomura, mais de 30 cidades implementaram restrições à covid. Além das medidas de contenção, o fluxo de navios chineses também foi afetado pelos tufões que afetaram as operações em Ningbo, Shenzhen e Hong Kong, resultando em menos desembarques de navios. Autoridades de Xangai tornaram a abrir alguns pontos de quarentena centralizados ainda em julho e muitos comitês de bairro aconselharam os moradores a estocar alimentos e remédios por dias, assustando muitos cidadãos que sofreram uma das mais longas restrições de saúde do mundo.
Natural – Originária de desastres naturais como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas.
Como reduzir os riscos de interrupção na cadeia de suprimentos?
Embora haja interrupções inesperadas que podem alterar as operações industriais, a prevenção é essencial para evitar ou mitigar o impacto dessas mudanças.
Para isso, as organizações devem analisar cada etapa da cadeia de suprimentos do produto e identificar possíveis riscos relacionados à sua operação: dependência excessiva do fornecedor, manobra limitada diante de possíveis erros na gestão da última milha ou, entre outras coisas, sazonalidade excessiva do produto.
Efetue o gerenciamento das emergências através dos dados – Tome decisões com cuidado. Consolidar suas informações é o caminho mais rápido para bons resultados. Seja transparente também. Você precisa de dados específicos e constantemente atualizados para obter transparência em todos os processos e obter o máximo de informações possível sobre sua cadeia de suprimentos. Considere realizar a capacitação de pessoas, especialmente ao tomar decisões. As decisões de negócios envolvem muitas informações, variáveis e considerações técnicas que não podem ser ignoradas.
Faça o mapeamento da sua cadeia de suprimentos – Use a rastreabilidade para mapear todos os seus processos, bem como seus relacionamentos com seus parceiros. Dessa forma, você obtém uma visão de 360° da cadeia de suprimentos. Com a visibilidade das informações, você pode, por exemplo, saber exatamente onde está localizada a fábrica mais próxima de seu fornecedor, traçar o caminho do seu pedido e entender a criticidade de cada componente em sua operação ou serviço. A rastreabilidade fornece as ferramentas necessárias para uma gestão de qualidade transparente e mais convincente e prevenção da falsificação de diversos produtos, o que afeta diretamente a segurança e a satisfação do consumidor.
Seja atuante com os seus parceiros de negócios – Você, o gerente, provavelmente compartilhará sua estratégia com seus funcionários, buscando sincronização e bom trabalho. A ideia deve ser basicamente a mesma com os provedores. Existem interrupções na cadeia de suprimentos, mas elas podem ser minimizadas trabalhando em conjunto. Certifique-se de que seus fornecedores e parceiros de negócios trabalhem juntos e que essas informações sejam visíveis. Assim você fica atento às interrupções em outros elos da cadeia e reage a possíveis problemas com habilidade e protege a reputação da sua empresa. Além disso, não fique na dependência de apenas um fornecedor para um componente ou item crítico para o seu negócio. Diversifique!
Abuse da tecnologia – Com base em um sistema transparente e eficiente, sua equipe pode realizar diversas atividades diárias de forma mais rápida e com 100° de precisão, incluindo, por exemplo, a identificação de estoque. Ao integrar seu sistema com uma rede de parceiros de negócios, os dados são trocados em tempo real sem ruídos. Seus fornecedores podem compartilhar informações sobre estoque e matérias-primas, ajudando sua empresa a se preparar para a incerteza da cadeia de suprimentos.
Afinal, quais os benefícios de uma cadeia de suprimentos segura?
Dentre os benefícios de uma cadeia de suprimentos segura podemos destacar:
- Garantir a capacidade de produção e entrega;
- Evitar a perda de vendas;
- Manter a boa reputação da empresa e a satisfação do cliente;
- Simplificar as certificações;
- Atender aos requisitos regulamentares e de conformidade.
A experiência mostra que as empresas que utilizam a gestão de risco ativa e eficaz protegem fortemente o pagamento em termos de custos, tanto reputacional quanto financeiramente – o que deve encorajar outras empresas/pessoas a cuidarem concentrando-se intensamente na gestão de riscos da cadeia de suprimentos.
A RWLog é referência em logística para as empresas. Conta com um atendimento de qualidade, possui uma excelente reputação, vasto conhecimento e enorme confiança no mercado. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado logístico!
Equipe RWLog