Portal único de comércio exterior, saiba tudo com a RWLOG
A unificação de todos os dados em um portal para facilitar o seu trabalho.
Em 1992 foi criado o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), uma iniciativa para unificar e tornar mais prático e tecnológico o processo de importação e exportação. O Portal único utiliza da tecnologia para aumentar a integração e desenvolvimento do fluxo aduaneiro. Acompanhe conosco, da RWLog, para saber mais. Boa leitura!
O que é o Portal Único (SISCOMEX)?
O portal foi criado em 1992 para diminuir a burocracia na hora de importar ou exportar produtos. Em 2014, foi criado o Portal único SISCOMEX. 22 anos após a sua criação, com o objetivo de diminuir a burocracia, reduzir custos e o tempo da realização de importações e exportações no país. Com isso, ajudando empresas nessa tramitação.
O SISCOMEX é uma ferramenta para integração, acompanhamento e controle administrativo para o comércio exterior. O Portal único fez uma revolução nesses 07 anos em que está em operação.
Abordagem Single Window?
Esse método é utilizado na grande maioria dos países com alto índice de comércio exterior. Unificando em apenas uma ferramenta, toda a tratativa desde o início até sua finalização, visando facilitar de maneira que a tecnologia aliada às regras comerciais de cada país seja otimizada.
Reorganização dos processos
A desburocratização e praticidade que o Portal único trouxe para a evolução do COMEX no Brasil e fizeram com que a eficiência e rapidez desse processo tornassem mais viável a comercialização dentro e fora do país. Os “novos processos” elevaram as possibilidades.
Vantagens do Portal único SISCOMEX.
Atualmente, o novo processo de exportação já está em vigor e trouxe algumas vantagens, como a eliminação de documentos substituídos pela Declaração Uniforme de Exportação (DU-E), integração com nota fiscal eletrônica, diminuição de 60° no preenchimento dos dados (de 98 para 36), automatização de conferências de informação, licenciamento geral para mais de uma atividade, um novo sistema de controle de carga e trânsito e o Pagamento Centralizado de Comércio Exterior (PCCE).
O objetivo do novo portal unificado de comércio exterior é reduzir em 99% a documentação exigida e encurtar o prazo de entrega para exportação (de 13 dias para 8 dias) e importação (de 17 dias para 10 dias).
A integração entre agências interativas permite organizar com mais precisão a base de dados dos processos de importação e exportação, de forma que seja possível avaliar indicadores de KPI (Key Performance Indicators) e medir a eficácia das atividades de cada agência, o que reduz possíveis gargalos e riscos.
Equipe RWLog