Por que implantar a logística reversa?
A logística reversa tem papel na consciência ambiental das organizações e pode contribuir para uma maior interação com seus clientes; saiba mais com a RWLog!
Ela é uma solução que inclui medidas pós-venda ou pós-consumo para assegurar a reciclagem ou destino adequado de resíduos de bens de consumo inutilizáveis. E se você está se perguntando por que implantar em sua empresa, a realidade é que esta é a resposta para o modelo de produção linear. Já a economia circular possibilita o reaproveitamento dos resíduos já gerados no processo produtivo.
A logística reversa é um setor cujo objetivo é o reaproveitamento sustentável de materiais já utilizados na cadeia produtiva. O procedimento é realizado com o auxílio de medidas que visam a reciclagem de insumos e matérias-primas de produção e preservação do meio ambiente. Buscando mostrar mais sobre essa área, nós, da RWLog, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Na logística reversa, a responsabilidade pelos materiais sustentáveis é compartilhada entre empresas e consumidores. Portanto, as empresas devem encontrar maneiras de se engajar em todas as atividades e envolver os consumidores de forma prática.
A logística reversa é uma prática obrigatória estabelecida pela Lei nº 12.305, que foi introduzida em 2010 no contexto da política nacional de resíduos sólidos. Este regulamento permite cuidar mais das questões ambientais, minimizar o acúmulo e a poluição da natureza.
O artigo 33 da Lei nº 12.305 não deixa dúvidas: “São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.”
A lei discrimina alguns setores que devem adotar uma política de logística reversa. Esses setores são:
- Setor de agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
- Área das pilhas e baterias;
- Setor de pneus;
- O ramo de óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Setor das lâmpadas fluorescentes, vapor de sódio, assim como mercúrio e de luz mista;
- Setor de produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Adotar a logística reversa nas estratégias do seu negócio pode ser o diferencial nas necessidades do seu negócio. Resíduos descartados de forma inadequada atraem vetores (como mosquitos) e podem causar doenças. É válido complementar que a incineração pode causar poluição do solo e da água, entre outras coisas, sem poluição do ar. De uma forma ou de outra, os resíduos devem ser descartados adequadamente para que não prejudiquem o meio ambiente e, consequentemente, a humanidade.
Do ponto de vista do sucesso da logística reversa, é importante que a empresa tenha um conhecimento profundo dos materiais utilizados em sua cadeia produtiva e seus impactos ambientais. Só assim pode ser elaborado um plano que beneficie a empresa, facilite a vida dos consumidores e respeite a natureza.
Confira os quatro passos básicos para te ajudar a fazer a logística reversa:
- Estabeleça uma política clara, que explique aos consumidores onde eles podem devolver qualquer produto, embalagem, peça ou outro material.
- Crie um canal de atendimento que esclareça as dúvidas dos consumidores sobre a logística reversa. Um site já resolve isso.
- Acorde internamente as diretrizes de logística reversa, com colaboradores e parceiros da empresa e explicando todos os passos e regras a serem seguidas.
- Com os consumidores tendo a ciência disso, ela deve ser implementada. Neste ponto, as empresas devem estar atentas aos custos associados à operação.
Afinal, qual o ciclo de logística reversa
A logística reversa, quando bem estruturada, se movimenta com muita eficiência. Veja como funciona o ciclo:
- Região – Os produtos são fabricados e embalados.
- Distribuição – As mercadorias são distribuídas para empresas.
- Negócios – As lojas vendem produtos aos clientes.
- Cliente – O produto foi usado e descartado.
- Coleta e seleção – Os materiais a serem reciclados são selecionados.
- Reciclagem – Todo o material é convertido em matéria-prima para um novo uso.
E dentre as vantagens da logística reversa encontram-se:
- A cooperação nas questões ambientais;
- Busca de um diferencial;
- Criação de uma imagem institucional positiva;
- Conhecimento das ações de marketing relacionadas ao tema;
- Redução de custos;
- Reciclagem de materiais na fabricação de outros produtos;
- Geração de consumidores cada vez mais informados.
Um exemplo prático de aplicação da logística reversa:
O óleo lubrificante, que entra em todos os veículos, é uma substância muito poluente – por isso seu descarte correto é de extrema importância. Mesmo um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, tornando-a imprópria para consumo.
O descarte em terra também prejudica o meio ambiente, pois a torna infértil e pode até poluir as águas subterrâneas. A queima de óleo também não é uma opção, por conta de gases altamente tóxicos.
O que fazer com ele, já que o óleo do motor de combustão interna não é totalmente utilizado? Na troca do óleo do carro, sempre deve haver um descarte, certo?
A recuperação é feita por meio de um processo chamado remanufatura, e para que o produto chegue até a unidade de processamento, um sistema de logística reversa deve ser bem implementado.
Portanto, cada uma das empresas envolvidas nesse processo tem o papel de recolher o óleo usado e retirar adequadamente o produto após o uso.
A logística reversa já é parte integrante de muitas empresas. Os líderes das mais variadas áreas a têm como um fator de extrema importância para otimizar os resultados de seus negócios.
Gostou deste conteúdo?
Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do setor!
Equipe RWLog