Como a sustentabilidade e a logística se relacionam?
A sustentabilidade e a logística podem andar de mãos dadas e oferecem diversas vantagens para a sua organização; saiba mais com a RWLog!
Hoje em dia, não basta apenas produzir com rapidez e trazer produtos acessíveis para o mercado. É necessário se atentar para a logística.
Além disso, tornou-se necessário investir em sustentabilidade, ou seja, implementar estratégias para reduzir o impacto ambiental da atividade económica, quer através da redução do consumo de combustível, combate ao desperdício ou assegurando um destino adequado para os resíduos.
A aliança entre sustentabilidade e a logística não só aumenta a produtividade, mas também a imagem de uma empresa que será vista (e apreciada) como uma empresa moderna e interessada no futuro do planeta e da humanidade.
A logística sustentável mostra principalmente o respeito pela natureza. Quando uma empresa implementa essa prática, ela implementa operações que otimizam os recursos disponíveis. O resultado é a redução do lançamento de resíduos de insumos de produtos e gases poluentes na atmosfera. Combina eficiência operacional e consciência ambiental.
Muitas empresas se concentram na implementação de logística sustentável por causa dos altos benefícios percebidos. Dentre eles podemos citar:
- Redução de custos;
- Melhor margem de lucro;
- Simplificação do sistema de entrega;
- Incentivo à criação de postos de trabalho;
- Otimização da qualidade de vida dos colaboradores e moradores próximos à empresa;
- Conquista e manutenção de novos clientes.
Desses benefícios, destacamos dois que demonstram a importância de uma logística sustentável. A primeira é a diminuição de custos devido ao reaproveitamento de insumos e recursos antes descartados pela empresa.
Os resíduos secos (papel, cartão, espuma de poliestireno, dentre outros) são reciclados com tecnologia verde para utilização em vários espaços interiores. O mesmo se aplica à água da chuva ou água utilizada pela empresa. Após a limpeza, a água é reutilizada, por exemplo, nos processos produtivos.
Um outro benefício da logística sustentável é a conquista, bem como fidelização dos consumidores. Segundo pesquisa efetuada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 30% dos entrevistados disseram que optam por materiais sustentáveis, mesmo que sejam mais caros.
Mais um dado interessante é que 38% dos consumidores verificam se o produto é ambientalmente correto antes de comprá-lo. Além disso, 62% deixaram de comprar produtos de marcas que afetam o meio ambiente. Diante desses números, fica claro que a logística sustentável deve fazer parte da política da empresa.
Agora que você já conhece um pouco sobre logística sustentável, que tal analisar algumas estratégias que você pode implementar no seu negócio?
LOGÍSTICA REVERSA
Como dito acima, um dos objetivos da logística sustentável é garantir a destinação correta dos resíduos. E quem faz isso é a logística reversa.
Os resíduos coletados pela logística reversa não são apenas insumos ou resíduos de matérias-primas ou resíduos acumulados durante o processo produtivo.
São também produtos danificados ou vencidos que devem ser recolhidos, reciclados e reaproveitados, como refrigerantes e garrafas de cerveja. E mais: a logística reversa também é responsável pelo descarte de materiais que podem poluir o solo e a água se forem descartados de forma incorreta, como baterias, baterias de celulares, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletrônicos.
A importância da logística reversa aumentou após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece que produtores, importadores, distribuidores e comerciantes corresponsabilizar-se pelo ciclo de vida do produto – e isso inclui a destinação adequada de desperdício das mercadorias.
Além de evitar impactos ambientais negativos, a logística reversa também aumenta a conscientização do consumidor sobre a importância da reciclagem e destinação correta de resíduos.
Sem falar que reciclar e reaproveitar materiais ainda ajuda a empresa a economizar!
ROTAS INTELIGENTES
Um dos desafios mais importantes da logística sustentável é reduzir o impacto ambiental do tráfego, ou seja, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases que aceleram as mudanças climáticas.
Felizmente, a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes podem ser reduzidas de forma inteligente.
Para reduzir a poluição causada pelo trânsito, é possível optar, por exemplo, por percursos mais curtos, combustíveis renováveis e carros elétricos. Outra estratégia é combater o ócio no tocante à frota.
Ao invés de enviar três caminhões diferentes para fazer as entregas, que tal organizar a rota de uma maneira que apenas um veículo o faça?
CRITÉRIOS AMBIENTAIS EM POLÍTICAS DE ABASTECIMENTO
Uma empresa dedicada a práticas sustentáveis não pode se limitar a pensar em estratégias para reduzir o impacto ambiental de suas operações.
Também deve garantir que seus parceiros também participem da proteção ambiental, o que inclui o favorecimento de fornecedores que abordam a aliança entre logística e sustentabilidade.
Deste modo, se você deseja investir em uma logística sustentável, opte por matérias-primas e insumos de produtos produzidos de acordo com as diretrizes de proteção ao meio ambiente.
A política de abastecimento pode incluir critérios ambientais, a possibilidade de os fornecedores utilizarem embalagens ecológicas ou mesmo parceiros de cooperação geograficamente próximos, o que garante menor consumo de combustível e, consequentemente, menos poluição.
A RWLog efetua todas as operações logísticas de maneira inteligente, rápida, confiável e segura. Para isso, soma-se a experiência de mais de 20 anos de uma equipe formada por pessoas altamente capacitadas, tendo amplo relacionamento em todas as áreas de atuação e mantendo-se atualizado com todas as legislações aplicáveis, com a mais moderna tecnologia do mercado. Entre em contato conosco!
Equipe RWLog