Confira 4 dicas para o departamento de gestão de comércio exterior da sua empresa
Essas 4 dicas poderão ajudar você a fazer a melhor gestão de comércio exterior em sua empresa. Confira quais são elas no post abaixo!
Quando se é um profissional de comércio exterior ou tem um departamento da área na sua empresa, manter uma ótima gestão é muito importante para realizar os processos, seja de importação ou de exportação da melhor maneira possível.
Essa gestão de comércio exterior pode ser feita de várias maneiras, seja melhorando a produtividade, otimizando tempo ou até mesmo reduzindo custos, entretanto, para que ela seja feita da melhor forma possível é essencial que você siga algumas dicas e métricas, e é sobre elas que nós, da RWLOG, falaremos no post de hoje!
1 – Conheça mais sobre o setor de comex da sua empresa
O conhecimento sobre as operações e processos de uma empresa são muito importantes para fazer uma ótima gestão em qualquer setor do negócio, sobretudo no de comércio exterior. E pode parecer loucura, mas pesquisas realizadas na área de gestão empresarial mostram que, pelo menos, 70% das empresas não conhecem muito de suas operações realizadas internamente e poderiam ter ainda mais resultados, caso conhecessem.
Por isso, para realizar uma ótima gestão de comércio exterior no seu negócio e ter mais chance de obter ainda mais resultados para as operações de importação e exportação de sua empresa, é muito importante que você conheça todos os processos e atividades que são realizadas dentro deste setor.
2 – Analise o índice de performace do seu negócio
Os indicadores-chave de performace de seu negócio, conhecidos também como KPI’s são essenciais para você analisar como anda a saúde dos processos, operações e de sua empresa, como um todo, possibilitando a análise de quais setores precisam de mais investimento ou alterações para que ela melhore.
Esse tipo de análise pode ser muito importante para a gestão de comércio exterior de sua empresa, visto que melhorando a saúde dela e de seus processos, também será benéfico às suas operações de importação e exportação, já que o comex é uma das partes mais importantes e estratégicas do negócio.
3 – Deixe os processos de seu setor automatizados
Automatizar os processos e operações sempre ajudaram diversos setores em empresas que queriam melhores resultados, e investir essa automação em segmentos estratégicos, como o comex, também poderá ser de extrema importância para a sua gestão de comércio exterior, visto que muitos dos processos que são feitos dentro destes setores podem ser digitalizados e feitos por ótimos sistemas voltados para a área.
Uma ótima forma de automatizar esses tipos de processos, por exemplo, é contratar uma empresa especializada em comércio exterior que disponibilize de ótimos sistemas para te auxiliar, pois, além de te ajudar com a automação dos processos e operações a serem realizadas, também são parceiras para realizar todo o procedimento de importação e exportação de sua empresa.
4 – Contrate um parceiro de comércio exterior
Fazer parceria pode ser uma ótima alternativa para melhorar a sua gestão de comércio exterior, pois ele irá te ajudar em todos os meios de gerir citados acima, como a otimização do seu tempo, melhorar a produtividade e, principalmente, para reduzir custos com o seu processo de importação e exportação.
As empresas especializadas em comércio exterior, como a RWLOG, te ajudarão em todas as fases do processo, desde a escolha de embalagens para mercadorias, as documentações necessárias, até os meios do qual as mercadorias serão transportadas ao destinatário e a análise de benefícios fiscais que poderão ser concedidos para a importação ou exportação de mercadorias realizada por determinada empresa.
Com as suas soluções e serviços você não precisará se preocupar com divergências em documentação, pois eles estarão analisando-os constantemente para ver se não precisa ser feita alguma correção, além de te dar a oportunidade de acompanhar todo o processo de perto.
Conheça os serviços que a RW LOG tem a oferecer para a sua empresa!
Equipe RWLOG