Como abrir um chamado no Serpro?
Abrir um chamado no Serpro pode ser essencial para resolver algum problema com seu processo de importação ou exportação!
Lançado em 1997, o Siscomex é um sistema que veio para ajudar e melhorar os processos de importação e exportação do nosso país. Centralizando todas as informações em um único lugar, ele foi essencial para trazer menos etapas e burocracias para realizar esses tipos de operações.
Ele foi desenvolvido pela empresa de Serviço Federal de Processamento de Dados. Por esse motivo, todo o suporte aos documentos eletrônicos de comércio exterior e a manutenção do Portal Siscomex fica na responsabilidade deles, mas você sabe o que ela faz e como abrir um chamado no Serpro?
O que é Serpro?
Líder de mercado de TI para o setor público, o Serpro surgiu em 1964, tendo como principal objetivo trazer mais agilidade e modernização para os setores estratégicos da administração pública.
Com isso, atualmente, essa empresa possui uma presença nacional, com uma ótima infraestrutura e grande experiência com os maiores sistemas de administração pública federal, não só prestando serviços para instituições governamentais, mas também especializados nos setores privados.
Para realizar esse trabalho, o Serpro atualmente está presente em mais de 330 municípios brasileiros, com 9 mil funcionários espalhados por todos eles.
Se é uma empresa líder no mercado de TI para o setor público, quais outros sistemas eles possuem, além do Siscomex?
Além do Portal Siscomex, o Serpro já desenvolveu diversos outros sistemas, tais como:
- Dados da declaração de Imposto de Renda Brasileiro;
- Informações sobre infrações de trânsito;
- Registro Nacional de Veículos Automotores, também conhecido como Renavam;
- Informações das carteiras de habilitação;
- Software de gestão do Orçamento da União;
- Realiza também a emissão do passaporte, junto com a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores.
Como abrir um chamado no Serpro?
Antes de abrir um chamado no Serpro, é importante entender que pode abri-lo para esses assuntos de importação e exportação.
Importação:
- Anexação de documentos;
- Classificação Fiscal de Mercadorias;
- Visão Integrada;
- Declaração Única de Importação;
- Pagamento Centralizado.
Exportação:
- CCT – Desbloqueio de embarque;
- CCT – Consolidação de cargas;
- CCT – Manifestação dos dados de embarque;
- CCT – Entrega de carga;
- CCT – Trânsito;
- CCT – Unitilização e desunitilização de cargas;
- CCT – Outras ações;
- Anexação de documentos;
- Classificação Fiscal de Mercadorias;
- DUE – API;
- DUE – Elaboração;
- DUE – Retificação;
- TA – LPCO;
- Visão Integrada.
Além disso, também há a possibilidade de abrir chamados para cadastros intervenientes, como atuação, habilitação e Representação, além de Operador Econômico Autorizado e Catálogo de Produtos.
Após definir qual é o assunto do chamado que você precisa abrir, pode realizar essa abertura por 2 lugares. O primeiro é pelo telefone, através do número: 0800 978 2331. Já o segundo é através da Central de Serviço Serpro.
- Para isso, é necessário acessar o site através do link: https://www.serpro.gov.br/menu/suporte/css
- Após, procure a aba Pucomex – Portal Único do Siscomex.
- Preencha os dados de identificação;
- Coloque os detalhes sobre seu problema.
Para abrir esse chamado também é importante entender o que é a DU-E.
O que é DU-E?
A DU-E é um documento eletrônico, que possui algumas informações de natureza administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a exportação de bens que são por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação.
Equipe RWLog