Como é a relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos?
Entenda como a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos tem feito bem aos dois países.
Os Estados Unidos da América é a primeira maior potência do mundo, seguido pela China e mantém relações comerciais com diversos países, seja importando produtos ou mesmo exportando.
Com o Brasil, apesar de não ser o maior parceiro comercial, os Estados Unidos ainda fazem bastantes negociações com a gente, ficando em segundo lugar no ranking de relações comerciais com as terras de Santa Cruz, mas como realmente ela é? O Brasil exporta mais ou importa mais do que eles?
Como é a exportação dos Estados Unidos para o Brasil
Sendo a maior economia do mundo, os Estados Unidos são a maior potência mundial, o que também faz deles os maiores exportadores de mercadorias. O maior produto exportado pelo país do “Tio Sam” é o petróleo, além de alimentação, bebidas e bens de consumo, como veículos, e de capital, como máquinas e equipamentos.
No Brasil, os maiores produtos que os Estados Unidos exportaram foram o óleo combustível, produtos da indústria de transformação, carvão, entre outras mercadorias.
Mas quais foram as principais mercadorias que os Estados Unidos importaram do Brasil?
Para saber como é realmente a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, é importante entender que ambos saem ganhando, ou seja, eles exportam produtos para nosso país, mas eles também importam, ajudando na nossa balança comercial.
Ao mesmo tempo em que importamos óleo combustível dos Estados Unidos, nós também realizamos uma grande exportação de petróleo bruto para lá também. Além disso, produtos semimanufaturados de ferro e aço, aviões, gasolina e demais produtos manufaturados também estão entre os primeiros lugares da lista.
Como fica a balança na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos?
Tendo uma boa relação comercial entre Brasil e os Estados Unidos, a balança econômica tem variado bastante durante os anos. Em 2019, por exemplo, até agosto, mostrava que os EUA já tinham arrecadado 352 milhões de dólares com p Brasil, no entanto, ao passar dos meses, ele acabou fechando em Déficit.
Já em 2018, as importações brasileiras superaram as americanas, o que deixou os EUA com um Superávit na nossa balança comercial, que foi de 839o milhões de dólares, deixando as terras de Santa Cruz com um Déficit.
Em 2017, o Brasil fechou com um saldo positivo, já em 2016 e 2015, foi o país norte-americano.
Com isso, podemos perceber que a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos é boa, no entanto, não são todos os produtos que podem ser comercializados entre eles.
Produtos que os Estados Unidos não podem importar do Brasil
Apesar de existir uma boa relação comercial entre o Brasil e os Estados Unidos, há muitos produtos que eles não podem importar, não só do nosso país, mas de qualquer outro também. Alguns deles são derivados de mamíferos marinhos, camarões, atuns, mas outros também são narcóticos, produtos que podem violar o direito de propriedade intelectual e mercadorias que tenham relação com grupos terroristas e trabalho escravo.
Equipe RWLog