Como realizar a primeira importação para minha empresa?
Entenda todos os passos que você deve seguir para realizar a primeira importação de sua empresa sem ter erro e custos a mais com o processo!
Com o número de concorrentes no mercado crescendo a cada dia mais, a importação de mercadorias e de insumos para a produção de algum produto é essencial para que muitas empresas consigam se manter nesse mercado, gerando ótimos preços e bem competitivos.
Entretanto, todo esse processo pode ser um pouco mais complicado para as empresas que nunca importaram algum produto e por isso, no post de hoje, nós, da RWLog, descomplicamos essa empreitada e mostraremos como você poderá realizar a sua primeira importação de produtos da melhor forma possível!
Faça um cadastro na receita federal e a habilitação no Radar
Antes de realizar a primeira importação em sua empresa é essencial que você faça o seu cadastro na receita federal e habilite o Radar, que te habilita a operar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
Atualmente (2020), esse tipo de habilitação é feito gratuitamente após o seu cadastro ser aprovado para importar produtos.
Para realizar esse cadastro na Receita Federal serão necessários os seguintes documentos:
- RG do responsável legal pela empresa;
- Requerimento de habilitação do responsável legal pela empresa;
- Contrato social e as alterações dos últimos 3 anos;
- Formulário preenchido do Controle de Acesso aos Sistemas Informatizados da Receita Federal;
- Certidão da Junta Comercial;
- Adesão ao DTE (Domicílio Tributário Eletrônico);
- Documentos adicionais, que são solicitados a critério do Auditor Fiscal.
Saiba tudo sobre as mercadorias e produtos que vai importar
Depois de já ter sido aprovado pela receita e feito a habilitação no Radar, chegou a hora de começar a conhecer um pouco mais sobre cada produto que sua empresa irá importar.
Saiba de todos os detalhes e informações deles, pois eles serão necessários na hora de elaborar a sua nota fiscal de importação.
Cada tipo de produto é classificado por uma Nomenclatura conhecida como NCM que ajuda no cálculo dos impostos sobre as mercadorias e é muito importante prestar atenção em todos os detalhes, pois se seus produtos forem classificados de forma errada, pode acabar gerando multas para a sua empresa e prejudicar a sua primeira importação.
Entenda as exigências de importação com o NCM do seu produto
Cada NCM de produto possui suas próprias regras, então, quando tiver definido a Nomenclatura de cada uma das mercadorias do seu processo de importação é a hora de conhecer as exigências que cada uma delas possui para realizar essa empreitada.
Esse é um ponto importante para prestar atenção nos detalhes, pois é aqui que começa a definir a tributação que será atribuída a cada um de seus produtos. Entendendo as exigências de cada NCM você conseguirá ver os benefícios fiscais que possui para a sua importação e até de qual país pode sair mais barato para importar esses produtos, conseguindo, inclusive, reduzir os custos dessa empreitada.
Realize a nacionalização dos produtos importados
Depois de habilitar o seu processo de importação e entender todas as exigências do NCM dos seus produtos está na hora de importar as suas mercadorias. Entretanto, para que elas entrem oficialmente em nosso país, é exigido que realize a nacionalização desses insumos importados, mas a formalização desse documento ficará de responsabilidade das empresas que efetuam o despacho aduaneiro e cuidam de toda essa documentação.
Dica bônus para realizar a primeira importação de sua empresa
Para importar um produto é necessário prestar atenção nos mínimos detalhes e informações referentes a eles, desde documentações exigidas para executar essa empreitada até códigos de classificação e nomenclatura para realizar o cálculo de tributação das mercadorias importadas e, mesmo que não seja um processo tão complexo de ser realizado, para fazer a primeira importação de sua empresa é recomendado que você contrate um parceiro especializado em comércio exterior para te auxiliar, sem dar espaço algum para margem de erros.
Equipe RWLog