Confira as expectativas para o mercado de exportação para 2021!
Há uma grande expectativa de crescimento no setor econômico e no mercado de exportação para 2021. Confira quais são!
2020 foi um ano de altos e baixos para as operações de comércio exterior, não só Brasil, mas em todos os países. Com o mundo entrando em uma crise econômica, que alguns estimavam que seria tão ruim quanto a de 2008 e, para os mais pessimistas, igual a de 1929, muitos setores tiveram queda na importação e exportação de mercadorias.
Para se ter uma ideia de como os efeitos foram sentidos no país, de janeiro a setembro houve uma queda de 7% na média diária das exportações em relação ao mesmo período em 2019, o que somaram cerca de 156,780 bilhões de dólares.
No entanto, apesar de ter tido uma queda nesse setor por conta da COVID-19, em setembro deste ano foi registrado um superavit, de 6,1 bilhões de dólares, o maior para esse período, superando a marca histórica de 1989.
Isso aconteceu porque, apesar de ter havido uma queda nas exportações, também houve no setor de importações. Enquanto o primeiro foi de 7%, o segundo foi de 14%, deixando um acúmulo de 42,445 bilhões de dólares.
No entanto, o ano está terminando, e com o início do novo vem as expectativas para 2021. O que terá de novo no setor econômico e o que é esperado para as operações de comércio exterior ano que vem?
Crescimento econômico é a principal expectativa do mercado de exportação para 2021
Um dos principais fatores que influenciaram o superavit em 2020, sem dúvida, foi a alta do câmbio. Com o dólar chegando a mais de 5 reais, batendo recorde, os produtos ficaram mais baratos de serem comprados por outros países e, com a crise que estava acontecendo, o Brasil foi um dos principais fornecedores de mercadorias, sobretudo no setor alimentício, onde somos um dos maiores produtores.
A expectativa do mercado de exportação para 2021 se volta para a economia. Apesar de ter tido queda no PIB em 2020, muitos economistas criaram previsões de crescimento para alguns países, inclusive para aqueles que são os principais parceiros econômicos do Brasil, no quesito de importação.
Nos Estados Unidos, por exemplo, embora tenha tido uma queda de 4,30% do seu Produto Interno Bruto, a expectativa é que ele tenha um crescimento de 3,10%. Países como Argentina, Rússia, Turquia, Índia e blocos econômicos como União Europeia também terão um crescimento, enquanto na China, onde não houve uma queda significativa, também se espera um aumento do PIB no próximo ano, de 8,20%.
Isso deixa as expectativas para o mercado de exportação para 2021 ainda mais calorosas em nosso país, principalmente porque o país asiático teve um forte crescimento nas suas compras, que fez com que a exportação de carne bovina do Brasil batesse recorde em 2020.
Quais são as expectativas de crescimento no Brasil para o mercado de exportação para 2021?
Além disso, um estudo realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, mostrou que as exportações do país vão ter um crescimento esperado de 13,7%, em comparação com o ano de 2020, com nossas vendas externas ficando mais dependente de soja, petróleo e minério de ferro. Segundo a associação, essas mercadorias podem ter um aumento de 40,2% de exportação.
Isso acontece porque a soja será, pelo 7.º ano consecutivo, é o produto líder, com 36,55 bilhões de dólares, como previu. Além disso, com as compras da China em alta, outra mercadoria que tem uma previsão de aumento de preço é a oleaginosa, de 25%, chegando a 430 dólares por tonelada.
O minério de ferro também pode ter um grande aumento, chegando a 35,7 bilhões de dólares exportados, enquanto as vendas do petróleo deverão fechar em 23,25 bilhões, ante a 19,8B em 2020.
Equipe RWLog