Confira quais são os 10 maiores portos brasileiros e suas diferenças!
Conheça quais são os 10 maiores portos brasileiros, suas diferenças e o que faz com que eles fiquem nessas classificações.
Estando entre os 30 maiores países tanto importadores quanto exportadores, no Brasil concentra-se grandes portos por onde passam mercadorias de diversos lugares do mundo, possuindo, ao todo, cerca de 175 instalações portuárias.
Dentre essas instalações há portos marítimos e fluviais, públicos e privados, que são divididos em diversas categorias e classificações, recebendo e enviando, segundo estatísticas de 2019, 133 milhões de toneladas de produtos.
Entretanto, dessas 175 instalações espalhadas em nosso país há 10 que se destacam e são considerados os maiores portos brasileiros, e você conferirá, no post de hoje, quais são eles.
1 – Porto de Santos
Localizado no litoral sul do estado de São Paulo, o Porto de Santos é o que mais recebe e manda produtos para fora de nosso país.
Em 2016 ele foi considerado o 39º maior porto do mundo e o 1º maior porto do hemisfério sul, mas com cerca de 30 milhões de toneladas de produtos exportados e importados entre janeiro e outubro de 2019 em sua zona portuária, tendo cerca de 22,55% do total de 133 milhões de toneladas que chegaram aos nossos portos, o Porto de Santos merece o primeiro lugar nos maiores portos brasileiros.
2 – Porto de Paranaguá
Sendo responsável por boa parte do comércio internacional e tendo influência de 10 estados brasileiros, o porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná, no sul do país, concentra e centraliza suas atividades econômicas na agroindústria e madeira, alimentos e bebidas, indústria química, indústria mecânica e material de transporte.
Além disso, passou por essa zona portuária, em 2019, cerca de 7 milhões e 900 mil toneladas de produtos, colocando-a em 2º lugar no ranking dos maiores portos brasileiros.
3 – Porto de Itapoá
Localizada próximas a região norte de Santa Catarina e a região metropolitana da capital paranaense, a cidade de Itapoá está próxima à duas grandes áreas industriais de nosso país, por isso, o porto da cidade é considerado um preferencial para muitas indústrias que querem importar e exportar na região.
Em 2019, essa zona portuária recebeu cerca de 6 milhões e 600 mil toneladas de mercadoria, tendo um crescimento de 11% em relação ao ano de 2018 no mesmo período (janeiro a outubro) com suas principais atividades econômicas voltadas para madeira, cerâmica, papel, produtos químicos, automóveis, peças para automóveis, proteínas animais e derivados, plástico e derivados.
4 – Portonave
Sendo o primeiro porto privado do país o portonave, localizado na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, ele atua no recebimento de cargas de todo o mundo e, principalmente, no escoamento nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, tendo suas atividades econômicas voltadas para diversos setores, está em 4º lugar entre os maiores portos brasileiros por ter possuído, nos períodos analisados de 2019, cerca de 6 milhões e 509 mil toneladas de mercadorias em sua zona portuária.
5 – Porto Rio Grande do Sul
Estando localizado no estado do Rio Grande do Sul, esse porto concentrou cerca de 6,7% do total de toneladas de produtos em sua zona portuária, cerca de 6 milhões e 400 mil toneladas.
Dentre as atividades econômicas que atracam em seu porto estão a agroindústria e madeira, indústria química, indústria mecânica, calçados e couro, e materiais de transporte.
6 – Dp World Santos
Estando localizado também na cidade de Santos, entretanto pertencendo a uma empresa privada, a Dubai Ports, o DP World Santos foi criado em 2017 quando a empresa dos Emirados Árabes adquiriu 100% das ações da Embraports, conseguindo, em 2019, chegar em 6 lugar dos maiores portos brasileiros, com 6,1% do total de toneladas de produtos que passaram pelos portos de nosso país.
7 – Porto Chibatão
Localizado a margem esquerda do Rio Negro, na zona industrial de Manaus, no estado do Amazonas, o porto Chibatão é considerado um dos maiores portos brasileiros e uma das maiores zonas portuárias privadas da América Latina, tendo grande apoio de serviços da receita federal, alfândega, posto bancário, serviço de fiscalização, entre outros.
8 – Porto de Suape
Estando a 40km da capital de Pernambuco, Recife, o porto de Suape é considerado um dos portos públicos mais estratégicos do nordeste de nosso país, por ter ligação com cerca de 160 portos espalhados em todos os continentes, devido a 90% do PIB da região se encontrar a 800km de Suape.
Além disso, Suape teve atracado em seu porto no ano de 2019 entre os períodos de janeiro a outubro, cerca de 4 milhões e 900 mil toneladas de produtos.
9 – Porto de Itajaí
Operando na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, esse porto, considerado de médio porte, se destaca pelas operações em indústria têxtil, eletroeletrônica, madeira, mecânica e agroindústria.
Administrado pelo setor público, em 2019 o porto de Itajaí atracou cerca de 4 milhões e 355 mil toneladas de produtos.
10 – Porto do Rio de Janeiro
Localizado na cidade maravilhosa, na Baía de Guanabara, o porto do Rio de Janeiro está em 10º lugar dos maiores portos brasileiros, mas não deixa de ser tão importante quanto os outros.
Tendo suas principais importações voltadas ao trigo, produtos siderúrgicos e concentrados de Zinco, e suas exportações concentrada em ferro Gusa, produtos siderúrgicos e veículos, atracou cerca de 3,9% do total de toneladas de produtos em nossos portos.
No Brasil exporta-se e importa-se muitos produtos e mercadorias através desses e de outros tantos portos espalhados por nosso país, e é muito importante para os empreendedores, as empresas e as indústrias que querem começar esse processo conhecer cada um deles e cada um de seus diferenciais para descobrir qual deles será a melhor alternativa para o seu segmento.
Entretanto, como esse processo de reconhecimento e analise de cada um desses portos podem demandar um pouco mais de tempo, coisa que muitos empresários e donos de grandes indústrias não possuem tanto, a melhor alternativa é contratar um parceiro em comércio exterior para fazer todos os trâmites para você, desde a identificação de formas de se reduzir custos com esses processos, até a escolha de embalagem, de meio de transporte e de local a ser transportado, fazendo todo o processo logístico para a sua importação ou exportação.
Na RWLog, por exemplo, oferecemos diversos serviços que podem auxiliá-lo nesse processo, conseguindo o melhor custo-benefício para você exportar ou importar os seus produtos.
Equipe RWLog