Confira quais são os produtos mais exportados do Brasil no ano de 2019.
O Nosso país é um dos maiores exportadores de mercadorias e insumos. Descubra quais foram os produtos mais exportados do Brasil em 2019!
O Brasil é um grande exportador de mercadorias para diversas outras nações, sobretudo de petróleo, minério e alimentos.
Com a alta do dólar e crises que aconteceram em alguns países asiáticos como a China, no final de 2019 vimos esse número de exportação, sobretudo de carnes bovinas, crescer ainda mais.
No levantamento feito pelo Comex Vis, por exemplo, o país teve um crescimento de cerca de 9,1% em relação ao ano anterior, o que leva a ser um dos melhores resultados da história nesse processo de exportação de produtos.
Esses levantamentos de dados acabam nos deixando curiosos (sobretudo empresas que querem começar a exportar as suas mercadorias) sobre quais foram os produtos mais exportados do Brasil em 2019, e mostraremos isso no post de hoje.
1 – Soja
Sendo um dos maiores produtores de soja do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, o Brasil concentrou seu maior índice de exportação nesse produto, atingindo a marca de 14% sobre todos os produtos exportados no ano de 2019 e gerando uma receita de 25,07 bilhões de dólares.
A maioria dessas exportações foram realizadas para a China, um dos países que mais consomem esses tipos de grãos no mundo, indo 77% das mercadorias para lá, em um total de 4.749 bilhões de dólares apenas no primeiro trimestre do ano.
2 – Petróleo
Sendo considerado uma das maiores riquezas econômicas do país, o Brasil também é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo, realizando essas exportações principalmente para a China e os EUA, que importaram, em 2019, 64 e 13% de nossos recursos, respectivamente.
Esse produto ocupou 10% de todas as nossas exportações e gerou uma receita de 21,01 bilhões de dólares.
3 – Minério de Ferro
Também exportado principalmente para a China (um dos maiores consumidores de nossos insumos), o minério de ferro atingiu o 3º lugar dos produtos mais exportados do Brasil em 2019 com uma participação de 10%, gerando uma receita de 20,07 bilhões de dólares.
4 – Celulose
Tendo sua produção principalmente no estado do Mato Grosso do Sul, a celulose foi o 4º produto mais exportado do Brasil no ano de 2019. Atingiu uma participação de 3,4% sobre o total e gerou uma receita de 7,04 bilhões de dólares, com seus principais consumidores sendo a China, Estados Unidos e Holanda, respectivamente.
5 – Milho
Não tendo concentração nos países importadores citados acima, o Milho teve participação de 3,2% que gerou uma receita 6,64 bilhões de dólares e foi exportado principalmente para o Irã, Japão e Vietnã.
6 – Carne de Frango
Sendo exportada principalmente para a China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes, a carne de frango gerou uma receita de 5,75 bilhões de dólares e uma participação de 2,8% nos produtos mais exportados de 2019.
7 – Carne Bovina
Exportada principalmente nos meses de novembro e dezembro de 2019 devido a uma crise que atingiu os rebanhos da Ásia, as carnes bovinas ficaram em 7º lugar dos produtos mais exportados do Brasil, com uma receita de 5,75 bilhões de dólares e teve sua maior concentração na China.
8 – Produtos Manufaturados
Sendo considerado um dos tipos de produtos mais importados para o Brasil, as mercadorias manufaturas também são bem exportadas daqui para outros países e atingiu, em 2019, uma participação de 2,7% sobre o total de produtos e gerou uma receita de 5,49 bilhões de dólares.
9 – Farelo da Soja
Gerando uma receita de 5,28 bilhões de dólares e uma participação de 2,6% sobre o total de produtos exportados de nosso país, o Farelo da Soja é produzido, principalmente, no Estado do Mato Grosso e ocupou a 9ª posição das mercadorias que mais foram exportadas em 2019.
10 – Açúcar
Estando na 10ª posição dos produtos que mais fizeram parte do processo de exportação no ano de 2019, o açúcar, tendo como os principais destinos a Argélia, Bangladesh, China e Arábia Saudita, atingiu a receita de 4,17 bilhões de dólares tendo uma participação de 2% sobre o total de produtos.
Esses foram os produtos que mais fizeram parte do processo de exportação em 2019, mas, segundo pesquisas, ainda tende a crescer ainda mais em 2020.
Se você quer realizar a exportação dos produtos de sua empresa a hora é agora, mas se estiver com um pouco de receio por ainda não ter feito esse tipo de empreitada, saiba que pode contar com parceiros especialistas em Comércio Exterior para te ajudar.
Aqui, na RWLOG, por exemplo, oferecemos ótimos serviços e soluções que vão te ajudar a realizar o melhor processo de exportação para os produtos de sua empresa, cuidando de toda a documentação, meio de transportes e até embalagens, oferecendo sempre ótima qualidade e o melhor custo-benefício.
Além disso, nossos especialistas estão sempre de olho nas legislações, prestando atenção nos mínimos detalhes para achar os melhores benefícios fiscais que você poderá ter na hora de realizar esse tipo de processo.
Equipe RWLog