Qual a expectativa para as exportações no ano de 2023?
Exportação em 2023 terá desafios, mas também grandes oportunidades. Saiba o que esperar!
O que esperar da exportação em 2023? Após um 2022 repleto de acontecimentos, com busca por estabilização, com grandes desafios e com novas oportunidades, muito se especula sobre o ano atual. O Brasil, assim como todo o mundo, passou por momentos atípicos e agora encontra pela frente novas perspectivas.
O comércio exterior como um todo tem enfrentado incertezas. O período pós pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia são alguns dos fatores que mais impactaram o setor. Aqui no Brasil, temos ainda os desafios internos, que trazem obstáculos, mas também é possível enxergar novas possibilidades.
Entenda a expectativa para a exportação em 2023 e saiba como aproveitar as oportunidades.
Estimativa positiva na exportação em 2023
Quando o assunto é exportação, o Brasil tem posição de destaque, principalmente com o potencial de manter os níveis de exportação e com relação aos preços. As perspectivas são ainda mais positivas para este ano, estimando-se ainda mais o aumento da competitividade.
Segundo relatório Rabobank com as perspectivas do agronegócio para 2023, o aumento do volume embarcado deve ser de 3%, comparado com o ano anterior. Essa informação eleva o otimismo sobre as futuras oportunidades para o setor no Brasil.
Questões sanitárias exigem atenção redobrada
Outro ponto que merece atenção ao falarmos das exportações em 2023 é o cuidado com as questões sanitárias. Isso para evitar que a infecção do vírus de influenza aviária, principalmente após na Colômbia ter tido a confirmação de contaminação.
Medidas para vem sendo tomadas para que as granjas produtoras mantenham-se livre do vírus e evitar que o problema traga impedimentos para a exportação durante este ano.
Recorde na exportação de carne de frango
Como vimos, os riscos de influenza aviária são uma preocupação. Todo o mundo vem se mantendo alerta com relação a essa questão. No entanto, muitos países exportadores de frango foram acometidos do surto, o que elevou o custo de produção.
O Brasil, que permanece como área livre da influenza, tem ganhado bastante espaço. Com o preço inferior e continuidade da produção, novas possibilidades têm surgido e as perspectivas são de aumento para 2023, conforme relatório Rabobank.
Comércio de soja potencializa o setor
Como já era de se esperar, o Brasil continua em posição de destaque na exportação de grãos. O país é o quarto maior produtor mundial, porém, quando se trata de soja, estamos em primeiro lugar, com 50% do comércio mundial. Para 2023, a tendência é de ampliação dos embarques.
A previsão de que a safra deste ano seja recorde, com aproximadamente 155 milhões de toneladas. Sendo assim, haverá maior disponibilidade para exportação. O quadro de oferta e demanda brasileiro, que é divulgado por SAFRAS & Mercado, prevê um aumento na exportação de 20% comparado a 2022. Dessa maneira, a exportação de soja em 2023 será de 93 milhões de toneladas.
A exportação em 2023 promete trazer oportunidades interessantes. No entanto, é preciso manter a atenção aos desafios e buscar formas de superá-los de maneira mais positiva possível.
Aumente seus conhecimentos sobre o assunto. Baixe nosso e-book e entenda tudo sobre exportação.
Equipe RWLog