Guia da Importação: confira todas as etapas e comece agora mesmo!
Esse guia da importação será extremamente útil para você ter a melhor qualidade nas suas operações!
Importar mercadorias está entrando no cotidiano das empresas brasileiras. Todos os anos, são bilhões de dólares em mercadorias sendo importadas para vender em solo nacional ou para servir de matéria-prima para algo que será fabricado.
Desde insumos para a fabricação de medicamentos, produtos eletrônicos, até brinquedos, dentre tantos outros, o Brasil tem uma grande parceria econômica com outros países, o que faz muitos empresários querem começar ainda mais a importar esses produtos e mercadorias. Por isso, no post de hoje da RWLog criamos um conteúdo que será como um guia da importação com o passo a passo do que deve fazer!
1 – Defina quais são as mercadorias que você vai importar
A primeira coisa que precisamos ensinar no nosso guia da importação para você ter a melhor qualidade na sua operação, é que terá que definir quais são os tipos de mercadorias que irá importar.
Para isso, você deve ter em mente se elas serão insumos para a fabricação de outros produtos ou apenas para a venda em mercado nacional. Contudo, em ambos os casos é fundamental que pesquise os seus fornecedores e se terá uma boa margem de lucro sob o que foi importado.
2 – Busque os melhores fornecedores
Como citado acima, depois que definir quais produtos e insumos serão importados, é hora de buscar os melhores fornecedores. Para isso, uma ótima alternativa é procurar em países que produzem bastante dessa mercadoria, em uma grande quantidade, pois os preços tendem a sair mais em conta. Contudo, também é fundamental sempre analisar qual é o melhor custo-benefício!
3 – Tenha uma boa relação e negocie com seus fornecedores
Ter uma boa relação com o seu fornecedor é muito importante para o seu guia da importação, pois você também conseguirá negociar com eles o preço dos produtos que serão importados. Assim, poderá conseguir uma redução de custo, dependendo de quantas mercadorias vai importar, melhorando sua margem de lucro!
4 – Defina o NCM dos produtos que serão importados
Nessa etapa do guia da importação, você deverá verificar quais são as Nomenclaturas Comuns do Mercosul das mercadorias que serão importadas. Assim, também conseguirá descobrir quais são impostos que vão incidir sobre esses produtos, além das taxas alfandegárias e dos valores de seguro e fretes.
Além disso, também é importante pedir aos seus fornecedores uma cotação sobre as mercadorias que foram escolhidas, pois com ela em mãos, conseguirá verificar o NCM de cada um dos produtos.
5 – Contrate uma parceira de comércio exterior para te ajudar a ter a melhor operação de importação de mercadorias
Uma ótima forma de ter a melhor qualidade com os seus processos de importação é contratar uma parceira de comércio exterior, como a RWLog, que te ajudará em todas as etapas da operação, inclusive nas mais burocráticas. Assim, você conseguirá obter maior agilidade para importar seus produtos e redução de custo, uma vez que, dependendo dos fins que essas mercadorias serão utilizadas, terá alguns benefícios fiscais.
Equipe RWLog