Logística 4.0: conceitos e benefícios para a cadeia de suprimentos
A logística 4.0 pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa e seu negócio. Conheça mais sobre esse conceito!
Com a evolução da tecnologia nas últimas décadas, cada vez mais temos nos deparado com novas ferramentas, conceitos, tendências de mercado e ferramentas que surgem para facilitar o nosso dia a dia. Um grande exemplo desses conceitos, sem dúvidas, é a logística 4.0.
Através da interligação de departamentos, setores sistemas e automação, além das aplicações robóticas, ela proporciona muito mais eficiência na hora de alocar os recursos do departamento de logística da sua empresa e melhora o nível de satisfação dos clientes, mas como esse conceito funciona e quais os benefícios da logística 4.0 para a cadeia de suprimentos?
O que é logística 4.0
Para entender melhor sobre o conceito de logística 4.0, é importante saber que desde 1760, quando tivemos a primeira revolução industrial, a tecnologia evolui para trazer praticidade para as pessoas e para as empresas. Atualmente, estamos na quarta revolução industrial.
Com a transformação digital, a expansão dos meios de comunicação e até mesmo o avanço da inteligência artificial, além do surgimento de processos mais automatizados, nós estamos em uma “indústria inteligente”, que tira o máximo proveito de todos os avanços tecnológicos e ferramentas que têm surgido para melhorar processos, técnicas e modelos de trabalho.
Dessa forma, podemos dizer que a logística 4.0 garante que todas as operações de distribuição da sua empresa sejam realizadas de forma inteligente e coesa. Isso porque, nesse conceito, a indústria passa a utilizar equipamentos tecnológicos que aumentam produção, como a automação em uma série de atividades, mas quais são os principais objetivos dessa logística?
Principais objetivos e ferramentas da logística 4.0
Tendo como principal objetivo planejar e modernizar o fluxo de suprimentos, a logística 4.0 utiliza diversas ferramentas e tecnologias, sendo elas:
- Internet das coisas: Sendo a interconexão entre diversos dispositivos através da internet, a internet das coisas permite transmitir informações de um aparelho para outro, tornando todas as etapas de trabalho mais inteligentes, automatizadas e, claro, modernas;
- Inteligência artificial: A inteligência artificial é uma das tecnologias mais revolucionárias da atualidade e permitem que as máquinas sejam independentes, façam cálculos, prevejam erros possam, inclusive, tomar decisões com mais autonomia, dentre outros;
- Computação em nuvem: Permitindo a virtualização de dados da empresa, através da computação em nuvem é possível gerenciar, receber e enviar dados através dos computadores, sem precisar ter os arquivos em formato físico;
- Big Data: Outra tecnologia bastante importante em diversos pontos da cadeia industrial é o Big Data. Sendo responsável pela análise de um grande volume de dados não estruturados e estabelecer melhor relação entre eles, com essa tecnologia o setor logístico consegue ter uma visão mais ampla de todo fluxo produtivo da empresa.
Quais são os benefícios da logística 4.0 para a cadeia de suprimentos?
Com a digitalização do ambiente industrial, a logística 4.0, além de permitir melhorar a eficiência do negócio, também traz diversos outros benefícios para sua empresa, tais como:
- Melhoria nos processos de tomada de decisões;
- Otimização das frotas e dos veículos;
- Uso inteligente dos recursos;
- Mitigação das falhas, visto que é possível prever alguns problemas antes que eles ocorram;
- Informações dos processos logísticos em tempo real devido aos dispositivos inteligentes.
Equipe RWLog