O que é logística colaborativa e quais as suas vantagens?
Ela já é uma realidade e contribui para que as organizações conquistem juntas o melhor resultado; saiba mais sobre logística colaborativa com a RWLog!
As ações colaborativas estão ganhando espaço em diversos setores. Na logística, não vem sendo diferente. Agora, para que você saiba o que é logística colaborativa e quais as suas vantagens, é necessário contar um panorama acerca do assunto.
Uma forte tendência nos próximos anos, a adoção de uma estratégia de tecnologia de logística colaborativa tem se mostrado muito benéfica para as mais variadas organizações.
Essa logística pode ser de grande ajuda para quem deseja reduzir custos e desperdícios em sua cadeia de suprimentos. No entanto, para otimizar ainda mais os resultados, é importante usar a tecnologia para implementar adequadamente essa estratégia. Pensando nisso, nós, da RWLog, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Logística colaborativa trata-se de uma abordagem cujo objetivo, como o próprio nome sugere, é construir uma cooperação com fins de obter avanços e melhorias nos processos deste setor em empresas que operam numa mesma região.
Agora, para que essa cooperação seja o mais eficaz possível, é necessário desenvolver parcerias comerciais envolvendo a empresa, seus concorrentes, fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores.
A logística colaborativa traz uma nova perspectiva, permitindo que várias organizações otimizem seus processos e aumentem sua participação no mercado “com a ajuda” da concorrência.
Afinal, ao adotar esse modelo colaborativo, eles deixam de atuar isoladamente para atuar como um grupo onde todos os participantes alcançam um mesmo objetivo.
Quanto às características da logística colaborativa, a principal assenta na comunicação e diálogo entre os “agentes” do mesmo ramo de atividade, a empresa, concorrentes, fornecedores, dentre outros.
Mais um ponto a ser destacado é que esta estratégia promove uma comunicação estruturada, com foco principal em que todas as partes cresçam e se apoiem mutuamente, compartilhando as melhores práticas de distribuição, alinhando requisitos e ampliando seu poder de compra e venda e negócios em geral.
É válido, inclusive, dizer os motivos que fazem da logística colaborativa uma tendência. Nesse contexto, o ponto de partida é que, em uma competição de mercado cada vez mais acirrada, devemos pensar em alternativas nem sempre comuns e que estão prontas para mudar se necessário.
E é bem em virtude disso que muitos gestores já perceberam que uma das melhores estratégias para o desenvolvimento do negócio é passar a unir forças com outras empresas.
Essa modalidade de logística ajuda as empresas a não depender mais de uma frota própria de veículos – o que acarreta altos custos – e podem contratar motoristas para prestar serviços.
Vale lembrar que não se trata apenas de caminhões. A organização pode também contratar motoristas com carros e motos para fazer entregas diárias. O que é ideal para pequenos pedidos e trajetos mais curtos.
Lembrando que os operadores logísticos oferecem um serviço que vai além do frete. Eles são igualmente responsáveis pela gestão de estoques, gerenciando rotinas como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, estoque e expedição.
Com a redução dos custos logísticos e a melhoria do aproveitamento dos espaços nos centros de distribuição, muitas empresas têm, inclusive, adotado a estratégia de compartilhar armazéns com outras empresas. Como resultado, os custos associados à manutenção do armazém e processamento de pedidos (como aluguel, energia, máquinas e equipamentos) são compartilhados entre as partes interessadas e todos se beneficiam.
As vantagens da logística colaborativa não param por aí! Ela também promove a sustentabilidade de processos e empresas. Isso é feito por meio da logística reversa, que permite a retirada correta de resíduos, o reaproveitamento de determinados materiais (como embalagens de bebidas ou a reciclagem de mercadorias) e, por exemplo, a redução do número de caminhões nas ruas.
Contribui com a inteligência do setor. Com o compartilhamento de boas práticas e outras informações relevantes de mercado, as empresas participantes da cadeia de suprimentos desenvolvem inteligência logística. Compartilhar estratégias e soluções ajuda a melhorar processos e ficar à frente dos concorrentes.
Isso sem falar no aumento da competitividade. Alcançando todas essas vantagens, a criação de cooperação e parcerias aumenta a competição entre as operadoras. Isso ocorre em parte porque eles competem como um grupo e não como uma única empresa.
A logística colaborativa deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade para muitas empresas. Gestores das mais diversas áreas já a vêem como parte de extrema importância para otimizar os resultados de seus negócios.
Gostou deste conteúdo?
Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do setor!
Equipe RWLog