Entenda o que é Logística de Exportação e como aplicar em sua empresa
Assim como no mercado nacional, o internacional apresenta aspectos que necessitam ser observados para o melhor andamento do processo; saiba mais sobre logística de exportação com a RWLog!
Antes de introduzir um produto no mercado internacional – para ampliar as estratégias de negócios no exterior – é preciso garantir que a empresa tenha uma política rigorosa nos processos logísticos de exportação. E para que você entenda melhor o que é logística de exportação, é válido conhecer os seus fundamentos e como aplicar em sua empresa.
Tomar ciência da regulamentação do país para o qual você pretende exportar, para fazer alterações tanto na sua embalagem quanto no seu produto, até mesmo simplificar a rastreabilidade são passos essenciais para todo o processo. Pensando nisso, nós, da RWLog, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Assim como no mercado doméstico, o processo logístico é crucial para o sucesso do comércio internacional. No entanto, ao contrário das transações domésticas, os mercados globais são um cenário mais complexo que exige ainda mais flexibilidade e confiança.
A logística de exportação é a área que compreende o planejamento, a operação e o controle do fluxo de bens ou serviços e sua entrega ao consumidor final no país de destino.
Esta é uma área bastante estratégica para a empresa, que permite tornar os processos mais eficientes (por meio da centralização e padronização das atividades) e estreitar o relacionamento com os parceiros de negócios. Com o auxílio da logística de exportação (se bem planejada e executada), é possível organizar o fluxo da empresa, ganhar credibilidade no mercado e evitar perdas de recursos, dentre outros.
Atuar na área de logística de exportação exige conhecimento da regulamentação do país de destino da carga, atenção especial ao controle de qualidade das embalagens usadas, considerando a cadeia logística como um todo e melhorando a rastreabilidade de mercadorias.
A embalagem do produto está diretamente relacionada à sua imagem e, portanto, ao marketing. Dessa forma, otimizar e adequar embalagens para mercados internacionais é uma das práticas mais importantes a serem consideradas em sua estratégia de logística de exportação, garantindo seu apelo ao público-alvo e excelentes resultados de vendas.
Além disso, a embalagem também está diretamente relacionada à autorização de porte e transporte do produto, conforme garantia de integridade e normas estrangeiras.
É válido ressaltar que existem três tipos principais de embalagem:
EMBALAGEM PRIMÁRIA – Que fica em contato direto com a mercadoria;
EMBALAGEM SECUNDÁRIA – Trata-se de uma embalagem que protege o primário para facilitar tanto a logística de exportação quanto o design do produto;
EMBALAGEM TERCIÁRIA – Combina um conjunto de embalagens primárias e/ou secundárias em conjuntos para viabilizar a logística.
Exemplificando, uma cartela de comprimidos é a embalagem primária; já a sua caixa é a secundária e, por sua vez, a caixa composta por várias cartelas é a embalagem terciária.
Todos os processos devem ser muito bem estruturados, o que permite a previsibilidade em cada etapa e os fatores necessários para controlá-los, reduzir riscos e custos. Por esse motivo, e porque várias pessoas estão envolvidas na operação (carregadores, agentes de carga, especialistas em portos, aeroportos e zonas prioritárias), muitos exportadores optam por contratar tradings para operar.
A rastreabilidade também deve ser promovida. Fazendo o uso de alguns códigos de barras fora da embalagem terciária, por exemplo. Isso não só ajuda a gerenciar o processo logístico, mas também ajuda a saber onde está o produto.
Quanto melhor a rastreabilidade do processo, mais fácil e eficaz é o controle. Além disso, essa política garante que tudo corra conforme o planejado e permite alterações (se necessário).
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Equipe RWLog