O que esperar em 2023 para o mercado de logística?
Conheça as perspectivas, tendências e oportunidades para o mercado de logística em 2023
O ano de 2022 foi repleto de oportunidades e desafios para o mercado de logística. O cenário pós pandemia, ações de Black Friday, Copa do Mundo e a Guerra entre Rússia e Ucrânia foram alguns dos acontecimentos que impactaram o setor no segundo semestre de 2022.
Mediante todas essas movimentações, saber quais são as perspectivas é muito importante para quem quer aproveitar de forma positiva as tendências para o ano de 2023. Afinal, o que esperar e como os negócios devem se preparar para o futuro cenário.
Confira neste artigo as principais informações que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!
Importante valorização do setor
Durante a pandemia, a maioria das empresas precisou frear os investimentos e, com todos os desafios surgidos, foi necessário entrar em modo de sobrevivência. Em 2022, a busca foi pela estabilização e reconstrução após crise.
Porém, agora em 2023, as perspectivas são de maior valorização da logística e de um cenário com mais proatividade, em que estratégias para crescimento serão colocadas em prática para potencializar os negócios.
Outro fator a ser levado em conta é que o mercado de logística está em evidência e passa por um considerável aquecimento. Isso está diretamente ligado ao crescimento do setor de e-commerce que, em todo o mundo, não para de crescer e de gerar oportunidades.
Nesse contexto, diversos modelos de negócios vêm surgindo, e tornam o mercado ainda mais valorizado. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Transparency Market Research, o mercado global de logística valerá o equivalente a 15,5 trilhões de reais.
Mercado de logística cada vez mais tecnológico
Toda a expansão prevista e que já está acontecendo no setor se deve, em grande parte, às facilidades trazidas pela tecnologia. Por isso, as perspectivas são de ampliação do uso de instrumentos inovadores e que trazem maiores possibilidades e segurança ao setor.
A inteligência artificial ganha destaque como solução para otimizar o tempo das operações e potencializar os resultados. Dentre os maiores investimentos tecnológicos, a automatização, ou seja, a substituição de atividades humanas por softwares e máquinas para reduzir falhas e aumentar a produtividade, estará ainda mais forte em 2023.
Outra tendência que promete facilitar ainda mais as execuções no ramo, é a Internet das Coisas. A interconexão digital de objetos com a internet de modo que possam ser acessados e controlados por meio de aplicativos é uma grande tendência para controle em tempo real dos diferentes processos e também na verificação de status da mercadoria durante o transporte.
Economia colaborativa e sustentabilidade em foco
Seguindo a tendência de outros setores da economia, a logística colaborativa está ganhando força e promete continuar nesse ritmo em 2023. No setor, ela acontece principalmente com a terceirização de serviços, com locação de frotas e com a utilização de galpões de empresas parceiras. Dessa maneira se reduz os custos com processos e equipamentos que não fazem parte do core business da empresa.
Além disso, a sustentabilidade continuará crescendo e sendo vista como importante diferencial no transporte. A tecnologia tem papel fundamental nesse sentido, pois oferece as ferramentas necessárias para tomadas de decisão com o objetivo de melhorar e diminuir os impactos ambientais. Como exemplo, temos os softwares para controle de uso de combustível e para definição de rotas mais econômicas.
Conhecer o cenário e as projeções para o mercado de logística em 2023 é fundamental para manter seu negócio atualizado e garantir a competitividade. Além disso, contar com serviços especializados e que ofereçam soluções inovadoras contribuirá para o sucesso em seus processos logísticos.
Amplie seus conhecimentos, baixe nosso e-book e entenda tudo sobre exportação.
Equipe RWLog