O que é a OCDE e, porque essa parceria econômica é tão importante?
A OCDE é uma organização que os países mais desenvolvidos do mundo possuem e é uma excelente parceria comercial. Entenda!
Atualmente, vivemos em um mundo totalmente globalizado. Um país aqui na América do Sul, como o Brasil, é possível fazer negócios com nações de diversos outros continentes, como Ásia, Europa, entre outros.
Com o tempo, os países foram se unindo e criaram os chamados blocos econômicos, onde se beneficiam um pouco mais quando fazem relações comerciais com estados-membros do próprio bloco.
Na América do Sul, nós temos o MercoSul; na Europa, a União Europeia; existe também uma parceria entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul conhecido como Brics. Há a possibilidade de outros países também conseguirem parceria comercial com outros membros desse bloco.
No entanto, há um seleto grupo, que é uma organização também conhecida como o Clube dos Ricos, chamada OCDE, mas você sabe por que possuem esse nome, quais são os requisitos para entrar e os principais países-membros?
O que é a OCDE?
Conhecida também como Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE dedica-se a alcançar esse objetivo por meio de reuniões onde possam ser discutidas políticas públicas e econômicas que possam orientar as nações.
Para isso ser possível, seus membros apoiam uma economia de mercado e uma democracia representativa. Com isso, participar desse seleto grupo, significa ganhar credibilidade no cenário mundial, trazendo confiança principalmente para o setor financeiro.
Quais são seus principais objetivos?
Criada no período da Segunda Guerra Mundial para evitar erros que cometeram após o fim da Primeira Grande Guerra, a OCDE tem como principal objetivo promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas ou situações no setor econômico, social, financeiro, comercial e também no ambiental. Com isso, essas políticas públicas visam promover o bem-estar social e econômico para a população mundial.
Para que isso seja possível, são promovidas algumas reuniões pela organização, e a troca de experiências entre os países-membros faz com que eles consigam analisar e comparar as atuações de governo, possibilitando cooperação e melhorando a gestão de políticas em diversas áreas do governo, o que ajuda a solucionar alguns problemas.
Com isso, as discussões que acontecem nessas reuniões são pautadas nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, mas quantos países estão na OCDE?
Quais são os países-membros da OCDE?
Conhecida também como Clube dos Ricos, a OCDE tem esse apelido, pois as principais características dos países-membros são nações com elevado nível de desenvolvimento humano, apresentando também um PIB per capita elevado, assim como os indicadores sociais, que são fundamentais para indicar boa qualidade de vida da população.
Com isso, a organização conta com 36 países membros, além de 7 parceiros comerciais, que podem participar das suas reuniões, como o Brasil, por exemplo. Dentre as nações que são membros da OCDE, podemos citar Estados Unidos, Finlândia, Austrália, Alemanha, dentre outros, mas quais são os requisitos para participar?
Os indicativos para fazer parte da OCDE precisam estar com um excelente desempenho em moradia; renda; empregos; meio ambiente; saúde; e segurança.
Apesar do Brasil não ser membro, temos uma boa parceria com a organização e estamos envolvidos em 2 projetos. Tudo fez com que o governo, em 2017, apresentasse seu pedido de adesão, sendo ótimo para estabelecer a confiança internacional em nós, mas ainda não fazemos parte da OCDE.
Equipe RWLog