O que é NCM do produto e quais são seus benefícios no processo de importação
Definir corretamente o NCM do produto na hora de importar pode trazer diversos benefícios para o seu processo de importação, entretanto, defini-lo erroneamente pode trazer prejuízos. Confira!
Tendo como objetivo facilitar o comércio exterior de produtos e mercadorias, o NCM ou Nomenclatura comum do Mercosul trouxe diversos benefícios para as empresas que fazem o processo de importação. Entretanto, o uso indevido desse tipo de codificação pode acabar gerando algumas multas e prejuízos para essas empresas, no quesito de cálculos de impostos.
Entender o que é e como funciona essa nomenclatura pode te ajudar – e muito – a evitar essas multas e custos em excesso no seu processo de importação.
Por isso, sabendo que o NCM do produto, se usado corretamente, pode trazer ótimos benefícios para a sua empresa, nós trouxemos no post de hoje tudo o que você precisa saber sobre essa codificação e como ela poderá melhorar o seu processo de importação!
O que é o NCM?
Tendo como base o sistema harmonizado, um método internacional de classificação de mercadorias, a Nomenclatura comum do Mercosul (NCM) é uma codificação criada para classificar as mercadorias do mundo inteiro, com o objetivo de unificar e padronizar esses produtos.
O código desse tipo de Nomenclatura é composto por 8 dígitos, que são definidos e organizados por:
- 8º dígito – subitem;
- 7º dígito – Item;
- 6 primeiros dígitos – Subposição;
- 4 primeiros dígitos – posição;
- 2 primeiros dígitos – capítulo.
Os benefícios que o NCM do produto trará para a sua empresa são
Padronização internacional dos produtos
Visando estabelecer uma unificação na codificação de todos os produtos do mundo, a NCM trará a padronização como um benefício, pois isso facilita a classificação internacional das mercadorias que serão importadas pela sua empresa, facilitando esse processo.
O NCM do produto define os impostos dele
Sendo um dos principais benefícios do conhecimento e da colocação desse tipo de codificação no seu processo de importação, O NCM do produto também te ajudará a definir os impostos que serão pagos sobre as mercadorias importadas por sua empresa.
Os impostos que serão definidos a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul são:
- Imposto sobre produtos industrializados (IPI);
- Imposto de Importação (II);
- Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).
Por que esse tipo de classificação é tão importante para o seu processo de importação?
O NCM do produto, caso definido erroneamente, pode dificultar a classificação de seu produto na hora que for efetuar o seu processo de importação e esse erro pode acabar gerando multas ou cobranças a mais para a sua empresa, podendo trazer, inclusive, prejuízo para tais processos.
Além das multas, os cálculos desses impostos também podem ser prejudicados e você não ter os benefícios fiscais, como isenções e reduções dos impostos, essenciais para a sua empresa realizar o processo de importação com o melhor custo-benefício.
Como você pode evitar erros na hora de definir o NCM do produto que será importado?
A melhor forma de você evitar erros na hora de definir a Nomenclatura Comum do Mercosul de seus produtos é conhecer os códigos de cada uma dessas classificações, pois isso te ajudaria – e muito – na hora de realizar o processo de importação.
Entretanto, para obter o conhecimento para realizar essa definição pode demandar um pouco mais de tempo, então, a contratação de um parceiro de comércio exterior é a alternativa ideal para você estabelecer o NCM dos produtos que serão importados.
Parceiros de comércio exterior, como a RWLog, disponibiliza de uma equipe especializada que auxilia a sua empresa em todo o processo de importação, desde a definição das embalagens e os meios de transporte que serão utilizados na logística até na busca dos benefícios fiscais que podem ser obtidos através do processo que a sua empresa realizará.
A RWLog, por exemplo, oferece diversos serviços tanto para importação quanto para a exportação de produtos, tendo como objetivo a obtenção de benefícios fiscais para a sua empresa realizar o seu processo de importação com a melhor qualidade e o melhor custo-benefício. Conheça as nossas soluções!
Equipe RWLog