O que é o DUIMP e como vai impactar o Novo Processo de Importação?
Entenda como o Duimp impacta positivamente o novo processo de improtação e quais são seus benefícios!
Construída em parceria com o setor privado, o DUIMP é uma proposta de um novo processo de importação que foi implementado ao final do ano de 2018 para beneficiar milhares de importadores por todo o país, mas a pergunta que não quer calar é: O que realmente é o DUIMP, quais são suas principais funções e como isso impacta significativamente as operações de importação dentro de uma empresa? Continue lendo o post de hoje da RWLog e confira!
O que é DUIMP?
Sendo uma proposta do novo processo de importação, o DUIMP, conhecido também como Documento único de importação, visa estabelecer alguns procedimentos que dão maior agilidade e eficiência para as operações de importação da sua empresa, viabilizando também o controle mais efetivo e eficaz dos processos.
Mas como essa proposta conseguirá dar mais eficiência e agilidade para os processos de importação de um negócio?
Como um Documento Único de Importação, o DUIMP substitui a atual Declaração Simplificada de Importação, conhecida também como DSI e a Declaração de Importação (DI).
É importante salientar que esse novo processo pode ser registrado antes mesmo da chegada da mercadoria ao país de destino, e de forma paralela à obtenção das licenças de importação, possibilitando o adiantamento dos procedimentos como o gerenciamento de riscos e garantindo mais rapidez ao fluxo de caixa.
Além disso, o Documento Único de Importação também centraliza o pagamento de taxas, podendo ser paga, totalmente, pelo Portal Único.
Mas quais são os principais benefícios que este documento traz para os importadores?
Esse novo processo de importação trouxe diversos benefícios para os importadores, dando um grande destaque para:
- Centralização em um único local da solicitação e obtenção de licença de importação, sem a necessidade de o operador acessar outros sistemas ou precisar preencher formulários de papel;
- Redução de burocracia e tempo nas importações com anuência;
- Flexibilização da concessão de licenças de importação em relação ao número de operações abrangidas;
- Validação automática entre a operação autorizada (no módulo de licenciamento de importação) e os dados declarados no Documento Único de Importação;
- Harmonização de procedimentos adotados pelos órgãos da administração Pública responsáveis pelo controle das importações;
- Diminuição do tempo de permanência das mercadorias em Zonas chamadas primárias, com a consequente redução dos seus custos com importação.
Como redução de custo, esse novo processo de importação trouxe ainda mais agilidade para essas operações e economia nas empresas, com uma receita estimada de 23 bilhões de dólares por ano.
Com isso, a proposta reduz o tempo das operações em até 48%, de 17 para 10 dias o tempo de execução por cada etapa. Além disso, é estimado que o tempo de exportação também caia significativamente, cerca de 38%, de 13 dias para apenas 8.
Equipe RWLog