Oceanbird: o navio cargueiro movido a vento
Oceanbird é o navio movido a energia eólica de um consórcio sueco. Descubra mais sobre ele!
À medida que a tecnologia evolui, coisas que nunca imaginamos começam a surgir. Pouco antes da revolução industrial, por exemplo, nunca imaginaram que existiram transportes movidos a vapor, onde os combustíveis eram queimados para que ativasse seu mecanismo de funcionamento.
Esse sistema foi passando para outros meios de transporte, chegando também aos navios, que antes eram movidos a vela e passaram a funcionar a vapor também.
Com o tempo, isso foi evoluindo ainda mais, chegando aos combustíveis extraídos do petróleo, no entanto, de uns anos para cá vem acontecendo uma série de debates sobre o uso dessa fonte, pois, além de ser finita, polui o meio-ambiente.
Prometendo ajudar a reduzir a poluição mundial, um consórcio na Suécia anunciou que pretende colocar em operação um navio cargueiro conhecido como Oceanbird, traduzindo para pássaro do oceano, mas você sabe como ele funciona?
Por que polui e qual é o impacto da poluição dos combustíveis fósseis?
Para que os veículos se movam atualmente, é efetuado uma combustão em seus motores e os combustíveis para que isso aconteça são fósseis, geralmente derivados do petróleo.
Os que são utilizados atualmente nos navios é composto por um mix desses derivados, o que acaba sendo prejudicial ao meio-ambiente.
Com isso, esse efeito causa a geração de gases poluentes, como o Dióxido de Carbono (CO₂), que é considerado, por muitos especialistas, como o principal causador do aquecimento global; o monóxido de carbono (CO), que pode ser bastante tóxico e venenoso; e até alguns materiais particulados, como a fuligem, por exemplo.
Todos esses gases poluentes geram uma grande poluição, que alguns especialistas estimam que mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano. Algumas pesquisas ainda mostram que 1 em cada 5 mortes que acontecem podem ser atribuídas a poluição do ar por combustíveis fósseis.
Por esse motivo, diversas ONGs e agências estão em busca de diminuir a emissão desses gases poluentes, como o acordo de Paris e a Convenção Internacional para a prevenção da poluição por navios, também conhecida como MARPOL. Foi por esse motivo que surgiu o Oceanbird.
O que é o Oceanbird e como ele se move?
Conhecido como pássaro do oceano, em tradução livre, possui um conjunto de cinco velas de aço, que alcançam 105 metros de altura quando estão içadas e parecem as asas de um avião. Movido a energia eólica, elas capturam a força do vento para impulsionar o navio pelo oceano.
Com isso, esse sistema de energia pode diminuir em até 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar. Nele também há um motor a combustão para auxiliar em todo processo, principalmente na hora de manobrar o veículo de transporte.
Sendo um cargueiro voltado especificamente para o transporte de carros, esse navio, que está previsto para ser entregue e começar a operar no ano de 2024, quando finalizar terá a capacidade para transportar até 7 mil automóveis.
Além disso, contando com um financiamento de 27 milhões de coroas suecas, que dá quase 17 milhões convertendo para reais, vindo do governo, as encomendas desse cargueiro já começam a partir deste ano, 2021.
Acredita-se também que, segundo estimativa do consórcio da Suécia, o navio cargueiro pode atravessar o atlântico norte em 12 dias.
Gostou do conteúdo? Então siga a RWLog nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades nas áreas de importação e exportação.
Equipe RWLog