Os caminhões autônomos podem melhorar o transporte terrestre de mercadorias?
Os caminhões autônomos estão ganhando cada vez mais importância e forma e podem revolucionar a indústria de transporte. Entenda!
Quando pensamos nos transportes do futuro, sempre vem em nossa mente carros voadores, autônomos, mas quase nunca pensamos em como serão os meios de transporte de mercadorias, não é?
A tecnologia evoluiu em todos os setores da sociedade e segmentos de mercado, inclusive a indústria logística. Ela pode estar a beira de uma mudança bastante significativa com essa evolução tecnológica que está ocorrendo nos últimos anos e com o que vai ocorrer nos próximos.
Em filmes da década de 80, onde retrataram os automóveis do futuro, sempre vimos carros voadores e ficávamos pensando nisso para o futuro. Apesar de estarmos, provavelmente, algumas décadas de distância de isso acontecer, estamos entrando na era de veículos autônomos.
Hoje, carros podem frear, fazer curvas, estacionar e dirigir totalmente sozinhos, em alguns casos, como são os automóveis feitos pela empresa Tesla. Isso já é uma mudança significativa nesse meio de transporte, mas você sabia que isso está prestes a mudar ainda mais com os caminhões autônomos?
O que são os caminhões autônomos, também conhecidos como “Self Drive Trucks”?
Como citado anteriormente, está havendo grandes mudanças no segmento de transportes de mercadorias. Isso porque, diversas empresas em todo o mundo estão trabalhando para o desenvolvimento de caminhões autônomos.
Também conhecidos como Self Drive Truck, eles funcionam como os carros que possuem o mesmo modelo de dirigibilidade. Através de diversos sensores, são mandados dados para um computador que consegue controlar o veículo, conseguindo acelerar, fazer curvas, estacionar, dentre outras funções que um motorista humano poderia fazer, mas como isso pode impactar a indústria?
Como os caminhões autônomos podem impactar a indústria de transporte?
Quando falamos sobre o impacto na indústria de transporte que esses veículos podem causar, precisamos entender dois lados da situação. O das empresas que vão utilizá-los e o dos funcionários e motoristas que fazem o transporte atualmente.
De acordo com a Acumen Research and Consulting, o mercado de caminhões semi ou totalmente autônomos deve crescer bastante nos próximos anos, atingindo aproximadamente 88 bilhões de dólares até o ano de 2027, crescendo a uma taxa de 10,1% anualmente.
Alguns especialistas acreditam que essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a indústria de transportes rodoviários, que é fundamental para a economia global, criando novas oportunidades de negócios e economizando milhões para as empresas.
Com isso, os maiores impactos desses veículos autônomos serão na economia e no aumento da eficiência. Isso porque, eles são capazes de operar por 24 horas, mantendo uma taxa de quilometragem consistente, o que os torna mais eficientes em termos de combustível e muito mais seguros.
Um caminho que um humano poderia fazer em 5 dias, como de Nova York até Los Angeles, um caminhão autônomo pode fazer em 48 horas. Com isso, também precisamos nos preocupar com o deslocamento de empregos, já que existem muitas pessoas nessa profissão no mundo inteiro. No entanto, esses veículos já estão em teste?
TuSimple e seus caminhões autônomos
Algumas empresas, como a TuSimple, já iniciaram testes com esses veículos autônomos. Com sede na Califórnia, seus caminhões estão fazendo rotas no Arizona e no Novo México, que incluem entregas de depósitos para depósitos. Eles são totalmente automatizados, no entanto, por enquanto, ainda precisam da supervisão humana.
Equipe RWLog