Dicas para escolher o melhor parceiro logístico ideal para o seu negócio
O parceiro logístico ideal é aquele que investe tanto no sucesso de seus negócios quanto você investe no seu
A logística é parte integrante do sucesso da empresa. Afinal, não faz sentido oferecer ao cliente um produto de alta qualidade se este demorar muito para chegar. Isso sem falar em acontecer algo relacionado a viagem, por exemplo, possíveis danos.
A experiência do consumidor depende da execução efetiva desse processo. Do lado dos negócios, o problema geralmente está relacionado aos custos e à dificuldade de encontrar companhias confiáveis que possam cumprir prazos e ainda oferecer preços competitivos.
Pensando em auxiliá-lo a fazer a melhor escolha do parceiro logístico e observar os pontos a serem levados em consideração, nós, da RWLog trouxemos o presente artigo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Conheça a área de cobertura
Uma das primeiras coisas a considerar ao escolher o seu parceiro logístico é a região em que atua. Hoje em dia, a capacidade de fazer compras online não é mais restrita geograficamente, tornando o processo mais simples para pessoas de todo o país comprarem de empresas localizadas em outros estados. Por isso, é importante encontrar uma transportadora com abrangência nacional e pontos de distribuição estratégicos que lhe permitam enviar mercadorias para qualquer lugar, sem se preocupar com prazos de entrega.
Note o alinhamento com a tecnologia
As inovações tecnológicas estão mudando a área da logística. Afinal, a tecnologia otimiza as operações e acelera significativamente os processos. Deste modo, opte por quem utiliza sistemas para controle de estoque, acompanhamento em tempo real do andamento das entregas, acompanhamento de embarques, dentre outros. Tais itens são importantes não só para você, mas também para o cliente que deseja saber quando chegará à sua porta.
Perceba a sua frota
Outro ponto importante a ser considerado é a frota utilizada pelo promitente parceiro logístico. Não deixe de conferir se a empresa tem condições de deslocar seus produtos. Avalie a quantidade de veículos disponíveis para cobrir todas as rotas anunciadas pela empresa e certifique-se de que estão realmente prontos para atender aos requisitos. Não se esqueça de verificar o estado da frota, para evitar surpresas desagradáveis durante o transporte. Se eles não estiverem em condições ideais de condução, sua carga corre o risco de atraso se eles quebrarem, sofrerem um acidente ou mesmo forem parados por não poderem transitar do jeito que estão.
Foco em segurança
É importante saber como o parceiro logístico lida com as questões de segurança, também quão cientes estão disso. A empresa deve responder a perguntas sobre como as mercadorias são armazenadas, quais regras e regulamentos são aplicadas na prática e em que condições estas são transportadas.
Analise a sua reputação
A reputação é um fator de suma importância na hora de contratar um parceiro logístico. Pesquise a reputação dos serviços entre os clientes, veja avaliações e comentários disponíveis no site, Google, nas redes sociais e, inclusive, na plataforma Reclame Aqui. Uma boa reputação é sempre reconhecida. Desde o primeiro contato, seu próprio atendimento diz algo sobre como a empresa considera as necessidades do cliente.
Examine as áreas de especialização
Existem vários serviços de logística. Você pode escolher entre vários parceiros, cada um com sua especialidade, o que dificulta a escolha, ou pode escolher uma empresa completa que inclui transporte, armazenagem, distribuição, expedição e recebimento. Pergunte sobre as características do parceiro logístico, as estratégias que utiliza para atender nacional e internacionalmente, onde e como estão as instalações da empresa, o tipo e tamanho da frota. Escolha um parceiro cuja experiência corresponda às suas necessidades. Combine as necessidades da sua empresa com os serviços oferecidos pelo seu parceiro logístico. Considere que este deve ser um relacionamento de longo prazo, por isso deve ser definido com cuidado e precisão.
Estude o custo-benefício
O mais barato pode sair caro e o melhor preço, geralmente, está relacionado ao valor da oferta. O melhor custo-benefício é aquele que oferece qualidade a um valor razoável. Enfim, o investimento sempre compensa. A transparência é essencial para uma boa negociação. Saiba exatamente quais serviços você precisa, faça uma cotação para todos eles e confirme todas as taxas e custos. A informação deve ser clara para você.
Saiba do suporte de atendimento do parceiro logístico
Em logística, não há nada pior do que a falta de informação. Deste modo, é importante contratar uma empresa que seja transparente nas informações e ofereça plataformas para atendimento multicanal. Isso significa que a empresa deve ter diversos canais de comunicação para que o contratante receba informações sobre seus produtos. Dentre os exemplos de suporte de atendimento podemos citar:
- Atendimento telefônico 24 horas;
- Conexão via aplicativo;
- Redes sociais;
- E-mail.
Além disso, é importante que a empresa tenha uma plataforma exclusiva para rastreamento de mercadorias em tempo real. Ou seja, essas soluções garantem transparência nas informações e oferecem muito mais segurança na hora de contratar serviços logísticos.
A RWLog é referência em logística para as empresas. Conta com um atendimento de qualidade, possui uma reputação ilibada, vasto conhecimento e enorme confiança no mercado. Entre em contato conosco!
Equipe RWLog