Perspectivas para a exportação marítima, confira!
A exportação marítima pode ter um significativo aumento em 2021, pós-crise da COVID-19. Entenda!
Os navios são o principal meio de transporte em um processo de importação ou exportação. Toneladas de mercadorias chegam e saem diariamente dos portos, fazendo com que os produtos cheguem em outros cantos do mundo em poucas semanas ou meses, em um processo de globalização.
Por isso, a exportação marítima é tão importante e cresce a cada ano, mas para ter em mente qual vai ser o seu crescimento, é fundamental entender as perspectivas para esse processo em 20021, mas como você pode fazer isso?
Qual foi o cenário da exportação marítima durante a Covid-19?
A Covid-19 abalou o ano de 2020. Com o descontrole do vírus e as infecções, estabeleceu um estado de crise em diversos setores, mas os mais afetados foram a saúde e a economia. Com o aumento das mortes, vários estabelecimentos e empresas precisaram ser fechados por um tempo e o mundo quase parou, o que também refletiu nos processos de importação e exportação.
A pandemia trouxe uma instabilidade na oferta e demanda. Produtos que eram utilizados por diversos setores, principalmente pelo hospitalar e de medicamentos, foram todos destinados a eles, o que causou baixa de estoque e, consequentemente, as empresas que precisavam comprar, não encontravam estoque suficiente e pagavam mais caro pelos insumos e mercadorias.
Alguns outros produtos tinham oferta, mas não havia demanda suficiente para vendê-los, visto que diversos comércios estavam fechados.
Além disso, o vírus também abalou o percurso das entregas, causando bastante congestionamento e falta de pontos de energia para contêineres refrigerados. Durante o isolamento social, por exemplo, em alguns países não havia disponibilidade de transportadora para a retirada de cargas dos portos, mas quais são as mudanças que podem ocorrer para mudar a perspectiva para a exportação marítima?
Qual o atual cenário da exportação marítima?
Apesar de ter a flexibilização do isolamento social e a melhora da vacina, ainda é possível notar que ainda há falta de contêineres e até congestionamento em muitas partes do mundo.
Com isso, é preciso superar esses desafios que estão por vir para ter uma boa perspectiva para a exportação marítima e 2021, tais como:
- Estudo de mercado, rotas e disponibilidade;
- Possuir agentes de carga e eficiência na execução de produtos;
- Receber orientação sobre as principais medidas de incentivos disponíveis pelo governo que podem beneficiar empresas dos mais diversos tipos e portes;
- entre outros;
Mas quais são as expectativas do futuro das exportações marítimas?
Apesar de ainda estarmos em um momento de crise, o futuro das exportações marítimas podem ser positivos ao longo prazo. Isso porque, com a queda no mercado nacional, diversas pequenas e médias empresas começaram a realizar processos de exportação, que foi bastante facilitada pelo programa do PNCE (Plano Nacional da Cultura Exportadora).
Segundo o Ipea, pode haver um crescimento em 2021 de 10 a 15% nos processos de exportações, o que significa, em valores, que deve aumentar para 200 ou 230 bilhões de dólares em mercadorias.
Equipe RWLog