Por que há uma grande variação do dólar em relação às moedas estrangeiras?
Há uma variação do dólar em relação às moedas estrangeiras todos os dias. Descubra por que isso acontece!
Constantemente, vemos uma grande variação não só do dólar como do euro em relação às moedas estrangeiras. Isso se reflete tanto na cotação delas em relação aos câmbios comerciais, que são utilizados para a compra e venda de produtos e mercadorias, quanto aos turísticos, que podem ser comprados por pessoas físicas na hora de trocar dinheiro para viajar.
No post de hoje da RWLog, te explicaremos um pouco mais sobre essas variações e te mostraremos por que o dólar e o euro sobem e descem tanto em relação às outras moedas. Confira!
Por que há tanta variação do dólar?
O dólar é uma das moedas variação do dólar utilizadas no mundo. Presente em diversos países, ele é muito utilizado em relações comerciais, tendo uma forte movimentação em bancos e governos. Com isso, um dos principais motivos para ter uma variação tão grande dessa moeda é a lei da oferta e demanda.
Ditando as regras das relações comerciais, ela funciona da seguinte maneira: Quanto mais escasso é o produto, maior será o seu valor. No entanto, caso tenha mais mercadorias ofertadas do que pessoas para comprá-las, o preço dele costuma cair.
Na variação do dólar essa regra também se aplica. Ou seja, quanto menos moeda há no país, mais alto ele será em relação ao câmbio nacional.
Para explicar melhor, vamos pegar o Brasil como exemplo. Aqui, há diversas negociações todos os dias. Dos nossos portos, saem e entram centenas de toneladas de mercadorias diariamente. Quando exportamos um produto, o câmbio negociado geralmente costuma a ser o dólar, ou seja, entra dessa moeda no país. Contudo, quando importamos, o dólar está saindo daqui.
Sendo assim, tendo os cofres brasileiros como um caixa, quando nós importamos mais do que exportamos, haverá pouco câmbio de negociação aqui, ou seja, o valor do dólar será mais alto. No entanto, quando exportamos mais do que importamos, o seu valor costuma cair, pois teremos bastante dele no Brasil.
Por isso, basicamente o que faz haver uma grande variação do dólar são:
- Déficit na balança comercial: Quando importamos mais do que exportamos;
- Gastos fora do país: Quando turistas compram muito dólar para gastar fora do território nacional;
- Juros: Quando os juros sobem nos Estados Unidos, a tendência será que os investidores do nosso país levem o dinheiro para lá, uma vez que terá um maior rendimento.
Quando se dá a variação do dólar para baixo?
Quando a oferta de dólar no país é maior do que a sua demanda, ou seja, há mais pessoas trazendo a moeda cambial para cá do que tirando ela do Brasil, a variação dela se inclina para baixo, tendo como motivos contrários dos citados acima. São eles:
- Gastos de estrangeiros: Quando vêm uma grande quantidade de pessoas de fora do país para cá, como no Carnaval, por exemplo, há uma grande quantidade de moedas que entram no Brasil. Ou seja, quando isso acontece, as variações do dólar vão para baixo;
- Superávit da balança comercial: Ao contrário do déficit, o superávit na balança comercial demonstra que o país está exportando mais do que importando, ou seja, há uma quantidade maior de dólar entrando no Brasil do que saindo, e isso faz com que caia o seu valor em relação ao real;
- Juros: Quando os nossos juros começam a subir, o contrário também acontece, com investidores estrangeiros trazendo os seus investimentos para o país e fazendo a variação do dólar descer perante a nossa moeda.
Equipe RWLog