Porto de Santos começa 2021 batendo novos recordes.
O Porto de Santos começa 2021 batendo novos recordes, mas o que mudou em um ano?
Sendo o maior porto da América Latina, no Complexo Portuário de Santos passam toneladas de mercadorias diariamente, onde sai bilhões de dólares de mercadorias exportadas para outras nações.
Estando localizado entre as cidades de Santos, Cubatão e Guarujá, por ele passam produtos como café, açúcar, milho, soja, suco de laranja, álcool, papel, produtos eletrônicos, dentre muitas outras mercadorias, tendo tido um lucro líquido de 140 milhões, segundo dados de 2019.
No ano de 2020, a situação do mundo ficou um pouco mais complicada, tanto na saúde quanto na economia.
O vírus da COVID-19 instalou uma crise sanitária e colapsou sistemas de saúde no mundo inteiro, principalmente de muitos países da União Europeia, Estados Unidos e Mercosul, como o Brasil.
Com isso, a produção de insumos e os processos de comércio exterior, como importação e exportação tiveram baixa, além de culminar em uma queda do PIB em muitos países.
No entanto, apesar de ter tido uma queda no primeiro semestre, o Brasil é um grande exportador de mercadorias essenciais, como alimentos e foi um dos principais fornecedores, principalmente da China, país que enfrentava não só uma pandemia, mas também uma epidemia na pecuária, a PSA, também conhecida como Peste Suína Africana, que afetou bastante sua produção de carne.
Por esse motivo e com a alta do dólar, a partir do segundo semestre de 2020, as exportações do Brasil voltaram a crescer, o que culminou em um recorde de crescimento de 20% no setor e um superávit de 50,995 bilhões de dólares.
Esses resultados não foram obtidos apenas pelo Porto de Santos, mas este teve uma grande participação. No entanto, com a vacina e as previsões de aumento do PIB para esse ano, como está a situação do Complexo Portuário de Santos em 2021?
Quais eram as previsões econômicas para 2021?
Ao final de 2020, com as vacinas sendo aplicadas na população em diversos países, especialistas previram uma melhora da pandemia ao longo do ano, um crescimento no PIB e baixa no dólar, que havia chegado a 6 reais naquele ano, mas recuado e permanecido entre 5,50 e 5,70.
No entanto, será que a situação econômica e de comércio exterior no país está em alta? Ao que tudo indica, sim. O Porto de Santos começou 2021 batendo recordes.
Qual foi o aumento das operações de comércio exterior no Porto de Santos?
Apesar de ter havido um atraso na vacinação e o dólar ainda estar em alta, o Porto de Santos está, ao que tudo indica, enfrentando muito bem essa situação da pandemia da Covid-19.
Segundo a SPA, Santos Port Authority, houve recordes na movimentação, tendo um volume total de cargas de 9,18 milhões de toneladas, conseguindo um aumento de 10,5% em relação ao ano de 2020, além de ter superado o recorde mensal, 1,4% acima do mês de janeiro de 2018.
Com isso, o total de embarques foi de 5,71 milhões de toneladas, 8,9% à frente de janeiro de 2020, enquanto os desembarques foram de 3,47 milhões, superando em 13,1% os resultados do mesmo período no ano anterior.
Dentre os produtos que mais foram movimentados no começo de 2021 estão açúcar (1,33 milhões); adubo (698,3 mil); milho (604,1 mil); e farelo de soja (414,2 mil).
Gostou do conteúdo? Então siga a RWLog nas redes sociais e fique por dentro de todas as principais notícias sobre comércio exterior do Brasil e do mundo!
Equipe RWLog