Quais as melhores formas de se reduzir custos com importação?
Reduzir custos com importação é a alternativa mais rentável para quem vende produtos importados ou adquire matéria-prima do exterior para fabricá-los
Com a alta das moedas estrangeiras, como o dólar e o euro, e os altos tributos a se pagar, importar tem se tornado cada vez mais difícil, mas, ainda assim, para muitas empresas a importação de produtos ou matéria-prima é a alternativa mais rentável para a produção e a venda deles. Para que as empresas continuem conseguindo comprar os seus produtos e matéria-prima há diversas alternativas que podem seguir para reduzir custos com importação e tornar isso ainda mais rentável!
Saiba qual é a quantidade importada que traz o melhor custo-benefício
A primeira coisa que você deve fazer para reduzir custos com importação é analisar a quantidade importada e o quanto de despesa você terá com ela. Para fazer esse cálculo, você terá que colocar em sua conta o preço de cada uma, somando seu frete e os impostos que pagará ao fazer isso. Tendo isso em mente, você conseguirá descobrir o custo-benefício dessa importação e criar um lote econômico para ela.
Faça parcerias com fornecedores
Fazer parcerias com fornecedores te ajudará a conseguir barganhar e obter melhores descontos na compra de mercadoria, conseguindo, assim, reduzir custos com importação de seus produtos e matéria-prima para a sua empresa.
Planeje sua logística
Uma ótima forma de reduzir custos com importação é planejar a logística de suas mercadorias importadas. Analise o meio de transporte que a empresa usará, as rotas que ela irá tomar e a quantidade de mercadoria que ela irá transportar. Tendo essas informações, você poderá analisar também se há ou não uma forma de reduzir os custos com o transporte delas e, consequentemente, reduzir os custos com importação.
Busque menores fretes no exterior
Há diversas empresas de transporte de mercadorias e importação, e isso faz com que tenha maior competitividade e diferentes preços em frete, podendo, inclusive, pagar tributos e impostos mais baratos em algumas transportadoras. Tendo um valor de frete mais em conta, você conseguirá reduzir consideravelmente os seus custos com importação.
Busque maior conhecimento da legislação
Para importar um produto, há diversos processos burocráticos por trás, mas nessas legislações também há brechas para diversos setores que podem reduzir os custos com importação de seus produtos e mercadorias, e ter um ótimo conhecimento delas te ajudará a encontrar essas reduções, mas tente se manter sempre atualizado, pois essas legislações estão sempre em constante atualização.
Busque negociar com bancos e casas de câmbio
Como dito acima, uma das coisas que mais encarece em uma importação é a alta das moedas internacionais, principalmente o dólar e o euro, então, para efetuar o pagamento delas, busque sempre negociar com bancos ou as casas de câmbio em que você transferirá o dinheiro, pois isso pode te ajudar a obter ótimos descontos e reduzir os custos com importação de suas mercadorias.
Antecipe as informações
Todos os dias há mudanças nos valores cambiais e isso pode fazer com que mude de uma hora para outra e você acabe tendo custos extras com a importação. Por isso, é sempre bom estar antecipando as informações de altas e baixas em preços e nos processos logísticos para evitar despesas a mais e reduzir custos com importação para a sua empresa.
Contrate uma empresa de gestão de comércio exterior e logística
Há, no mercado, empresas especializadas em todos os processos citados acima e que podem te ajudar na hora de importar seus produtos e reduzir custos com a importação. Essas empresas fazem todo o controle e a automação do seu processo logístico para que não se preocupe com altos custos na hora de importar e não tenha despesas extras.
Equipe RWLog