Quais os produtos chineses que o Brasil mais importa?
Quais são os produtos chineses que o Brasil mais importa? Entenda!
A China tem uma grande relação comercial com os principais blocos econômicos do mundo, e não podia ser diferente com os países do Mercosul, principalmente o Brasil.
A parceria, que já dura mais de 20 anos, faz com que o país asiático seja essencial para nossa economia, afinal, eles são responsáveis por mais de 70% das exportações brasileiras.
Tendo como principais produtos os de origem agro, em 2019 a China foi responsável pela compra de 78% da soja exportada pelo Brasil e 65% da oleaginosa.
Ainda nesse mesmo ano, houve uma grande crise na produção de carne do país asiático, devido à peste suína africana, que atingiu muitos animais e fez com que o país precisasse importar mais carnes de outros lugares, sobretudo do Brasil, algo que se estendeu, inclusive, em 2020, no qual exportamos mais de 46% para lá.
Contudo, muito se fala dos produtos que são exportados para a China, mas também temos uma grande parceria no quesito de importação. Quais são os produtos que mais importamos do país asiático?
Equipamentos e peças eletrônicas
Já aconteceu de você comprar um equipamento eletrônico, como um roteador, por exemplo, e olhar na caixa a seguinte frase: Made in China?
Isso acontece porque o país asiático é um dos maiores produtores de peças e aparelhos eletrônicos do mundo. Só no ano de 2020, por exemplo, o Brasil importou mais de 4,3 bilhões de dólares.
Além disso, como as peças geralmente são fabricadas lá, muitas grandes empresas de equipamentos eletrônicos também importam insumos para a produção dos mesmos, o que faz com que muitos celulares, televisores, dentre outros, também contenham peças “Made in China”.
Materiais da indústria eletrônica
A indústria eletrônica precisa utilizar diversos materiais que, como dito acima, muitas vezes, são desenvolvidos na China.
Por esse motivo, válvulas e tubos termiônicos, de cátodo frio ou foto-cátado, diodos e transistores são alguns dos produtos mais importados do país asiático, chegando a 2,2 bilhões de dólares em 2020.
Estruturas flutuantes
O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Com isso, precisamos bastante de plataformas flutuantes que ficam no mar para extrair o produto e mandar para as refinarias.
Contudo, a maioria dessas estruturas são construídas fora do país, principalmente na China, o que fez com que o Brasil importasse mais de 1,89 bilhões de dólares.
Medicamentos e produtos farmacêuticos
A indústria farmacêutica está presente em muitos países. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a EMS, Takeda, Merck, Medley, dentre tantas outras. Nos Estados Unidos, já podemos citar o exemplo de uma empresa muito comentada nos últimos dias por conta da produção de vacina contra a Covid-19, a Pfizer.
Contudo, apesar de os medicamentos serem produzidos nesses laboratórios, os insumos não são. A matéria-prima para a fabricação desses produtos farmacêuticos vem, geralmente, da Índia e da China, além de alguns remédios também.
Em 2020, por conta da pandemia, foi o ano em que mais teve importações, chegando a 736 milhões de dólares, 86,7% a mais que em 2019.
Gostou do conteúdo? Então siga a RWLog nas redes sociais e fique por dentro de todas as principais notícias sobre importação e exportação no Brasil e no mundo!
Equipe RWLog