Qual é o valor mínimo para uma remessa de exportação?
Exportar mercadorias é muito importante para a economia do nosso país, mas qual o valor mínimo para uma remessa de exportação?
A exportação é um dos fatores mais importantes do nosso país, afinal, como um dos grandes produtores de petróleo, diversos minérios e muitos produtos alimentícios, como a soja e a carne bovina e de frango, ela é uma das principais bases do nosso Produto Interno Bruto.
Para se ter uma ideia de como o Brasil é forte nesse quesito, só no ano de 2020, as exportações brasileiras atingiram os 209,921 bilhões de dólares, contra 158,926 bilhões em importação, deixando nossa balança comercial positiva.
Essas operações são essenciais para o país, pois, além de fazer uma grande diferença no nosso PIB, também aumentam a competitividade e até a produtividade das empresas brasileiras, devido a precisarem se adequar tanto ao mercado interno quanto ao externo, tendo acesso a novas culturas e até mesmo abrindo espaço para trocas de experiências, potencializando também o intercâmbio de novas tecnologias.
Com isso, traz uma série de benefícios para os consumidores também, como um aumento da qualidade dos serviços e dos produtos que esses negócios oferecem, o que acaba gerando uma ótima aceitação internacional.
Por esse motivo, muitas empresas querem entrar no mercado e começar a realizar processos de exportações para diversos países, mas uma das maiores dúvidas é: Qual o valor mínimo para uma remessa de exportação?
Quem pode exportar produtos?
Antes de entender o valor mínimo de uma remessa de exportação, é importante ter em mente que tanto pessoas jurídicas como físicas podem realizar essas operações, no entanto, para a segunda opção, a quantidade e a frequência da realização não pode ser muita, pois isso pode acabar se caracterizando como um comércio e gerar alguns problemas.
Já para a questão de empresas, como pessoas jurídicas, não há restrição de quantidade, em nenhum dos portes, podendo fazer essas operações tanto micros e pequenas quanto médias e grandes empresas, mas quais são os tipos de exportações que existem?
A exportação direta e indireta
Para realizar operações de exportação, é necessário entender que existem dois tipos. A direta e a indireta. Na primeira, todo o processo é realizado exclusivamente pela sua empresa, precisando realizar, inclusive, cadastros no Radar e no Siscomex. Aqui, a organização e o preenchimento de todas as documentações, ficam por conta do seu negócio.
Já na exportação indireta, todas as etapas dessas operações são terceirizadas por uma empresa de comércio exterior, como a RWLog, que possui diversos especialistas na área para que sua empresa tenha o melhor processo de exportação de produtos e mercadorias, mas qual o valor mínimo de uma remessa?
Existe valor mínimo para a exportação de produtos?
Não existe, necessariamente, um valor mínimo para exportar os produtos na sua empresa. No entanto, é importante prestar bastante atenção no volume e nos custos das operações. Isso porque, a exportação possui custos com o desembaraço aduaneiro, fretes, seguros, dentre outros, e, dependendo da quantidade, acaba inviabilizando a operação.
Equipe RWLog