Qual o procedimento para envio de amostras para o exterior?
A exportação de amostras para o exterior pode ser fundamental para apresentar suas mercadorias em outros países!
A exportação de produtos e mercadorias é fundamental para a economia do Brasil, afinal, ela movimenta bilhões de reais no país todos os anos. No entanto, além da nossa economia e balança comercial, quem sai ganhando bastante com isso são as empresas, que conseguem atingir novos mercados e públicos com seus produtos.
Contudo, muitas vezes um oceano separa sua empresa do novo mercado, e é preciso mandar uma amostra para quem está interessado em comprar seus produtos para que a negociação seja feita, mas qual o procedimento necessário para o envio delas para o exterior?
Como enviar amostras para o exterior?
Para enviar uma amostra para o exterior, você pode fazer isso através do courier internacional, transportando sob regime aduaneiro específico. Para que esse envio seja possível, é preciso emitir uma nota fiscal de saída para o destinatário no exterior.
Com isso, também é necessário emitir uma fatura comercial. Nela, deve-se indicar que a mercadoria não possui valor comercial e é preciso ter todos os dados. Após, quando estiver com a documentação totalmente pronta, você precisa solicitar a coleta com a empresa Courier, podendo ser uma transportadora, ou mesmo levá-la aos correios para ser despachada.
Assim, essas empresas vão gerar um documento conhecido como AWB, que mostra que é um transporte não negociável e abrange o frete de carga de aeroporto para aeroporto, e isso, juntamente com os documentos que foram preparados pela sua empresa, que estará exportando o produto, ou por uma terceirizada especialista em comércio exterior, como a RWLog, e vai amparar o transporte da carga, mas qual a quantidade que pode ser exportada?
Qual a quantidade de mercadoria que pode ser exportada como amostra?
Para realizar o envio de mercadorias e produtos para o exterior, como uma amostra, é importante considerar, além de itens que não tenha nenhum valor comercial, uma quantidade mínima, o suficiente apenas para explorar as qualidades, natureza e espécie deles, para não haver problemas com a justiça, dando a entender que está realizando algum negócio com o exterior mandando a mercadoria em outro modelo de exportação, mas quando exportar mercadorias em um modelo comum, é possível terceirizar todo o processo?
Contrate uma empresa especializada em comércio exterior para te ajudar com todo o processo
Para realizar um processo de exportação ou mesmo importação de mercadorias, é possível fazer isso através de uma empresa terceirizada. Isso pode ser importante para a sua empresa, pois os especialistas em comércio exterior cuidam de todo o processo, desde a documentação até o despacho aduaneiro. Assim, você não precisa ter dores de cabeça com toda a operação.
Além disso, outro ponto importante de ter a parceria de uma empresa especializada nesses processos é que eles conhecem toda a legislação vigente na questão de comércio exterior, podendo encontrar modos de reduzir custos e trazer muito mais qualidade para a sua exportação ou importação de mercadorias, gerando um ótimo custo-benefício para sua empresa.
Equipe RWLog