Sistemas de armazenagem que ajudam na redução de custos
Reduzir custos através de sistemas de armazenagem pode ser uma ótima oportunidade para aumentar seus resultados!
Para realizar uma boa gestão logística da sua empresa, existem diversas etapas que você deve cumprir. Dentre elas, estão a gestão de estoque e a armazenagem de mercadorias, que gera bastante custo.
Para calcular os gastos com o armazenamento de produto, a primeira coisa que deve entender é que ele se refere a todas as despesas que são associadas aos produtos, antes de eles serem entregues para os clientes, mas quais custos vão para essa lista e como pode ser reduzido?
Quais são os principais custos de armazenamento?
Antes de entender quais são os melhores sistemas de armazenagem e que ajudam na redução de custos, é preciso entender que esse valor não tem somente a ver com o valor pago pelo fabricante e sim tudo o que compõe os gastos da estocagem da mercadoria, como os custos com estoque, recebimento, movimentação e expedição ao destinatário, indo desde o momento em que a mercadoria ou a matéria-prima para a fabricação de um produto entra no estoque até ser vendido.
Além disso, é fundamental ter em mente que diversos fatores influenciam a precificação de um produto.
Esse valor vai sendo definido desde o momento da estocagem da mercadoria ou insumos para a fabricação, passando por todas as etapas e processo.
Sendo assim, conseguir manter os custos com armazenagem baixo vai influenciar diretamente na venda final deste produto, trazendo uma margem de lucro maior e ainda assim mantendo o valor competitivo, mas quais são exatamente os principais custos de armazenagem?
O que compõe os custos de armazenagem de produtos?
Como citado anteriormente, os custos de armazenagem de produtos estão totalmente relacionados aos do estoque, incluindo gastos com o aluguel ou a construção de galpões, funcionários de gerenciamento, transporte de materiais e mercadorias que se tornam inutilizáveis, equipamentos, dentre outros.
Com isso, podemos ver que essas despesas são essenciais e precisam de investimentos. No entanto, é importante salientar que é preciso fazer uma boa análise dos recursos que vão ser investidos, pois, caso o valor seja muito alto e o preço do produto não cubra, vai diminuir as margens de lucro da sua empresa, mas como é possível reduzir esses custos?
Como diminuir os custos de armazenagem
Como citado anteriormente, os gastos com armazenagem estão relacionados às despesas essenciais de uma empresa.
Por esse motivo, algumas das principais formas de diminuir esses custos são a otimização da organização dos seus produtos e a redução do espaço de estoque.
Isso porque, quanto maior o local, maior será o valor gasto com manutenção e equipamentos. Sendo assim, diminuir esse espaço também vai contribuir para a redução de custos.
Além disso, você também pode investir na terceirização de um armazém, segurança do seu estoque, otimizar e diminuir o tempo dos processos, dentre outros, além de utilizar tecnologias como sistemas de armazenagem, mas quais são os que podem te ajudar?
Sistemas de armazenagem que ajudam na redução de custos
Como citado em diversas postagens em nosso blog, a utilização da tecnologia está cada vez mais presente nos processos logísticos. Usando esses recursos para a etapa de armazenagem, você consegue automatizar e gerenciar melhor os seus processos.
Com sistemas como warehouse, você consegue manter a eficiência durante a estocagem e expedição de mercadoria, conseguindo uma redução na espera do tempo de armazenagem, o que ajuda com os custos da sua empresa.
Equipe RWLog