Superávit comercial em 2022 deve atingir os US $79,4 bi!
O Superávit comercial em 2022 deve ser maior do que os anos de 2020 e 2021. Entenda porquê!
Apesar dos anos de 2020 e 2021 terem sido bastante marcados por uma pandemia que parou a economia e acabou quebrando muitos sistemas de saúde, os processos de comércio exterior em nosso país não pararam. Na verdade, o Brasil bateu recordes de exportações e melhorou relações comerciais com países como a Índia, por exemplo.
No primeiro ano, apesar do número de operações terem caído devido à situação em que nos encontramos por conta da covid-19, o país ainda fechou com um superávit de 50 bilhões de dólares, cerca de 7% a mais do que no ano de 2019.
Já em 2021, com a vacinação avançando, os casos diminuindo e a economia de todos os países se recuperando aos poucos, o Brasil fechou novamente batendo recordes de exportação, em um número bem maior do que as importações. Neste ano, fechamos em um superávit de 61 bilhões de dólares.
2022 já começou. Com isso, começam também as especulações e as expectativas de especialistas para o fechamento do balanço comercial ao final do ano. Atualmente, apesar de ainda estar tendo casos, a covid-19, aos poucos, vem diminuindo, e a nossa economia consegue se recuperar ainda mais, mas quais são as projeções para esse ano?
Como estão as expectativas do mercado e do governo sobre o fechamento comercial de 2022?
Segundo algumas pesquisas semanais realizadas pelo Banco Central, as expectativas do mercado estão bastante altas em 2022. Alguns especialistas dizem que o fechamento comercial pode ser em um superávit de cerca de 55 bilhões de dólares.
Contudo, o ministério da economia está ainda mais otimista. Apesar do aumento das operações de importação no Brasil, a projeção é que a diferença entre elas e as exportações continue aumentando. Segundo o governo, as expectativas é que se encerre o ano de 2022 com um superávit de 79,4 bilhões de dólares.
No entanto, é preciso ressaltar que, segundo o próprio secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, essas estimativas ainda são preliminares e não considera uma nova onda da covid-19, que pode acabar paralisando novamente a economia mundial.
Apesar dos preços das commodities, que devem cair um pouco em 2022, a safra recorde de grãos, que estimam em 291,1 milhões de toneladas, e a recuperação do mercado de trabalho e serviços continuarão a dar estabilidade para as exportações brasileiras.
Contudo, enquanto as vendas para fora do país estão altas, as importações devem cair, e isso influenciará bastante no resultado da nossa balança comercial, mas é preciso ficar atento.
Quais foram as previsões anteriores do governo?
Quando falamos sobre estimativa de superávit comercial, precisamos entender que nem sempre elas estão corretas. Em 2021, por exemplo, a pasta previa que haveria um encerramento com um valor de 70,9 bilhões de dólares.
No entanto, apesar das exportações terem batido recordes em relação ao ano anterior, as importações cresceram mais do que o previsto e isso fez com que o superávit não fosse o que foi estimado no começo de 2021.
Algumas das causas para isso acontecer é a melhora do cenário econômico. Com a economia voltando, muitas pessoas e empresas voltaram a importar produtos que estavam represados desde o início da pandemia, e isso fez com que essas operações crescessem mais do que o previsto.
Equipe RWlog