Tecnologia RFID: O que é e como se aplica na área logística?
A tecnologia RFID é fundamental para te ajudar no controle de estoque e rastreio de produtos. Entenda!
Um dos principais objetivos dos empreendedores e empresas na área de logística, sem dúvidas, é tornar suas operações muito mais ágeis e eficientes. Para que isso seja possível, é fundamental que uma parte dos seus investimentos sejam direcionados a novas tecnologias, como a RFID.
Ela tem como principal objetivo contribuir para uma boa gestão de fluxo de materiais em toda a cadeia de suprimentos. Com isso, o gestor da área logística consegue dados e informações atualizadas sobre a localização das cargas que saíram para a entrega e sobre os níveis de estoque. Isso é fundamental para os resultados da empresa, mas como funciona essa tecnologia?
O que é a tecnologia RFID?
Sendo a sigla para Radio Frequency Identification, em inglês, a tecnologia RFID é um método de identificação automática por sinais de rádio ou ondas eletromagnéticas que ajuda na captura de dados.
Através desse mecanismo, é possível identificar cada um dos seus produtos, além de fornecer informações técnicas acerca dele e permitir que você rastreie suas mercadorias, mas como essa tecnologia funciona?
Como funciona a tecnologia RFID
Para essa tecnologia funcionar, é necessário etiquetas que possuem microchips. Elas são utilizadas para armazenar informações. Para isso, são protegidas por um transponder, também conhecido como tag, de plástico ou de silicone, e leitores codificados para a captura de dados.
Com isso, elas são colocadas no produto, na embalagem ou nos insumos e registram informações como o número de série, os dados do fabricante e o modelo da mercadoria.
Sendo assim, a tecnologia RFID na logística pode ser uma ótima alternativa ao código de barras, contribuindo para toda uma cadeia de suprimentos ao agilizar o processo de expedição e o controle de estoque, se integrando a outras ferramentas para conseguir registrar a entrada e a saída de produtos e mercadorias.
Com isso, utilizar esse identificador por rádio frequência vai trazer mais produtividade e diversas outras vantagens para o seu negócio, mas quais são elas?
Vantagens de utilizar essa tecnologia na logística
Como citado anteriormente, utilizar a tecnologia RFID na logística vai trazer como vantagem a permissão do rastreamento de itens e o controle de mercadorias em estoque, mas além disso, também auxilia o funcionamento de sistemas antifurtos; possibilita o monitoramento de ambientes; contribui para sistemas de prevenção a falsificação; e realiza o controle de acesso a lugares restritos, mas quais são os tipos de etiquetas que existem?
Quais são as etiquetas que existem na tecnologia RFID?
Existem três tipos de etiquetas da tecnologia RFID, sendo elas:
- Passiva: Sendo mais simples, as etiquetas deste tipo apenas recebem e respondem o sinal eletromagnético enviado pela base transmissora, funcionando a distância. Além disso, não iniciam a comunicação por conta própria, mas possuem um menor custo e uma vida útil maior;
- Semi Passivas: Possuindo baterias que alimentam apenas o circuito interno, elas não criam um novo sinal de frequência para o leitor e dependem de outro sinal para se comunicar;
- Ativas: Tendo bateria suficiente para alimentar o circuito e para a troca de informações, essas etiquetas possuem maior capacidade de armazenamento, permitem a realização tarefas mais complexas e são capazes de mandar e receber sinal.
Equipe RWLog